Publicidade

Estado de Minas CIDADE

Sabia que dá para praticar tênis em parques de Belo Horizonte?

São três parques que disponibilizam quadras para a prática do esporte na capital mineira


postado em 31/07/2017 13:41

Para praticar tênis gratuitamente na quadra do Parque Municipal, no centro de Belo Horizonte, basta conseguir um horário disponível no próprio local(foto: Flickr/PBH/Celso Santa Rosa/Divulgação)
Para praticar tênis gratuitamente na quadra do Parque Municipal, no centro de Belo Horizonte, basta conseguir um horário disponível no próprio local (foto: Flickr/PBH/Celso Santa Rosa/Divulgação)
Apesar de ser considerado um esporte de elite, o tênis também faz parte do cotidiano de Belo Horizonte. Isso porque a prática que consagrou o Guga pode ser realizada gratuitamente em alguns parques públicos da capital mineira.

Na região da Pampulha, por exemplo, o parque municipal Fazenda Lagoa do Nado dispõe de uma quadra de tênis, recentemente reformada, aberta aos visitantes. Nas tardes de sábado, é comum ver grupos de pessoas por lá, praticando o esporte com orientação de voluntários, que ensinam gratuitamente.

No parque municipal Américo Renné Giannetti, na região central da cidade, há até uma associação de tenistas formada dentro do espaço público, que faz uso regular e até organiza campeonatos na quadra de tênis que é a mais antiga da cidade, com pouco mais de 90 anos. Por esta razão, os tenistas frequentemente se mobilizam para ajudar na manutenção do espaço.

"Na última grande reforma, em 2013, o parque contribuiu disponibilizando energia elétrica, água e recompondo o piso do entorno da quadra. O restante foi patrocinado pela Associação de Tenistas do Parque. De lá para cá, foram feitos reparos de rotina. Graças a essa parceria, a quadra de tênis do Parque Municipal, hoje, está adequada ao padrão internacional", afirma Tatiani Cordeiro, chefe do departamento Centro da Fundação de Parques Municipais da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH).

Já na região centro-sul, a população pode usufruir da quadra de tênis do Parque das Mangabeiras, ao custo de R$ 31,95 por hora, conforme portaria FPM nº 007 de 5 de abril de 2017. Além disso, o parque dispõe de dois paredões usados para aquecimento do tenista – são estruturas similares às das quadras de squash. Esses espaços têm uso gratuito e sem necessidade de reserva.

Regras e horário de uso das quadras de tênis dos parques da cidade (nenhum deles possui equipamento para empréstimo):

Parque Municipal Américo Renné Giannetti
Funcionamento: de terça a domingo das 6h às 17h30 (verificar a disponibilidade de horários presencialmente)
Reserva: cada grupo tem direito a uma hora. Para reservar um horário, dois maiores de 18 anos precisam assinar um termo de responsabilidade com telefone e endereço
Custo: gratuito

Parque Municipal Fazenda Lagoa do Nado
Funcionamento: de terça a domingo das 7h às 18h
Reserva: não é necessário reserva prévia. O fechamento da quadra se dá juntamente com o parque, às 18h
Custo: gratuito

Parque das Mangabeiras
Funcionamento: de terça a domingodas 8h às 17h (verificar a disponibilidade de horários presencialmente)
Reserva: são feitas reservas de, no máximo, duas horas consecutivas. O horário limite para se iniciar uma reserva é às 16h10. Caso o interessado alugue a quadra por uma hora apenas, ele pode pedir ampliação por mais uma hora até 10 minutos antes do término da primeira reserva, caso não haja fila de espera ou interessado no local
Custo: R$ 31,95 por hora

(com assessoria de imprensa da PBH)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade