Publicidade

Estado de Minas ESPORTE

Tenistas mineiros se destacam no mundo

Um dos grandes nomes do tênis brasileiro é o mineiro Marcelo Melo, primeiro lugar do ranking de duplas da ATP


postado em 27/07/2017 13:56

Ao lado do polonês Lukasz Kubot, o tenista mineiro Marcelo Melo ocupa o primeiro lugar no ranking mundial de duplas da ATP(foto: Marcello Zambrana/CBT/Divulgação)
Ao lado do polonês Lukasz Kubot, o tenista mineiro Marcelo Melo ocupa o primeiro lugar no ranking mundial de duplas da ATP (foto: Marcello Zambrana/CBT/Divulgação)
Em meados de julho, o Brasil comemorou a vitória do tenista mineiro Marcelo Melo na disputa de duplas do aberto de Wimbledon, na Inglaterra, a mais tradicional competição do tênis mundial. Ao lado do polonês Lukasz Kubot, o brasileiro ocupa, agora, o primeiro lugar no ranking mundial de duplas da ATP.

No ano passado, com patrocínio do governo de Minas, por meio da Codemig, e com o apoio da secretaria de estado de Esportes, Marcelo Melo e Bruno Soares, outro mineiro que é destaque no cenário internacional do tênis, estiveram em ação na arena do Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte, quando bateram o Equador em partidas válidas pela Copa Davis, a copa do mundo da modalidade.

Enquanto isso, no tênis em cadeira de rodas, a Seleção Brasileira há muito conta com integrantes mineiros para as disputas das quais participa. Daniel Rodrigues e Rafael Medeiros estiveram nos Jogos Olímpicos de Londres em 2012 e na Rio 2016, além de edições dos Jogos Parapan-Americanos.

No mês de maio deste ano, ao lado dos também mineiros Fábio Bernardes e Meirycoll Duval, eles contribuíram para que o Brasil fizesse história na Copa do Mundo de Tênis em Cadeira de Rodas com a melhor campanha de todos os tempos nos mundiais por equipes: o time masculino conquistou o sétimo lugar; o feminino, encerrou a disputa na oitava posição; já na categoria júnior, Fábio Bernardes e o catarinense Jucélio Torquato conquistaram medalha de bronze.

Com o resultado, os brasileiros já garantiram vagas para os times masculino e feminino no mundial do ano que vem e não precisará disputar o qualificatório da América do Sul.

Antes disso, em março, Fábio Bernardes já havia conquistado medalha de ouro na disputa de duplas do torneio de tênis nos Jogos Parapan-Americanos Juvenis em São Paulo. Na disputa por simples, Fábio ficou com a prata.

Para Arnaldo Gontijo, secretário de estado de Esportes, a valorização de diferentes modalidades torna o esporte mineiro mais forte. "É muito bom saber que além do futebol, do vôlei, temos mineiros trazendo o tênis, modalidade que foi sucesso em um passado recente com Guga, de volta à cena. É motivo de muito orgulho para cada um de nós poder dizer que os grandes tenistas brasileiros no momento, são de Minas Gerais", diz Gontijo.

(com Agência Minas)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade