Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

Você costuma ler os rótulos dos produtos cosméticos?

Especialista fala sobre alguns ingredientes importantes que podem ser encontrados nas embalagens


postado em 28/07/2017 12:45

Ler os rótulos dos cosméticos é muito importante, como mostra a especialista. Um exemplo é que a presença de parafinum liquidum não é recomendada para quem tem acne(foto: Pixabay)
Ler os rótulos dos cosméticos é muito importante, como mostra a especialista. Um exemplo é que a presença de parafinum liquidum não é recomendada para quem tem acne (foto: Pixabay)
Para muitas pessoas, acaba passando batido. Outros, por sua vez, leem rapidamente. Apesar disso, os rótulos dos cosméticos são essenciais para o consumidor saber o que está adquirindo e garantir uma compra segura e adequada às necessidades do corpo.

Segundo a biomédica Eidi France, técnica da Adcos BH, buscar informação e entender o que está descrito nas embalagens contribui para escolhas mais assertivas. "É importante que o consultor da marca de cosméticos ou o vendedor da loja explique claramente sobre o produto, seus ativos, finalidade, modo de usar, como conservar, mas compreender o rótulo ajuda ainda mais a tomar decisões. É nele que o cliente saberá se o produto é hipoalergênico, oil-free [sem [oleo] ou não-comedogênico, por exemplo", afirma a profissional.

Além das informações básicas sobre o item, os rótulos são importantes por especificarem os ingredientes presentes na fórmula do cosmético. "Eles vêm escritos na nomenclatura internacional. Pode parecer óbvio, mas nome e endereço da empresa que produz ou importa, serviço de atendimento ao consumidor [SAC], número do lote, precauções e advertências são obrigatórios, assim como a data de validade e o modo de uso", , explica Eidi France.

A biomédica esclarece o significado de algumas nomenclaturas usadas por muitos produtos de beleza:

  • Parfum: é a fragrância do produto e pode causar irritação e alergia em algumas pessoas, por isso, quem tem sensibilidade deve evitar cosméticos com "parfum"

  • Cyclopentasiloxane, dimethicone e outras substâncias que terminam em "xane", "cone", "col" ou "conol": são tipos de silicones que não causam mal à pele

  • Propylene glycol: serve para diluir outras substâncias ou dar a sensação de hidratação

  • Parafinum liquidum, mineral oil, petrolatum: são derivados do petróleo que podem entupir poros e também prejudicar o meio-ambiente. Por isso, são contraindicados em produtos para peles com espinhas, sensíveis e de crianças

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade