Publicidade

Estado de Minas SAÚDE

Governo libera vacinação de homens de 15 a 26 anos contra o HPV

A medida vale enquanto durar o estoque da vacina nos postos de saúde


postado em 18/08/2017 13:55

O Ministério da Saúde decidiu liberar a vacinação de homens de até 26 anos contra o HPV, devido ao excesso de estoque da vacina nos postos(foto: Manuella Brandolff/Palácio Piratini/Divulgação)
O Ministério da Saúde decidiu liberar a vacinação de homens de até 26 anos contra o HPV, devido ao excesso de estoque da vacina nos postos (foto: Manuella Brandolff/Palácio Piratini/Divulgação)
Municípios que tenham vacina de HPV em estoque com prazo de validade até setembro poderão, a partir desta sexta, dia 18 de agosto, aplicá-la em homens e mulheres com até 26 anos. Terminado o estoque que está prestes a vencer, as vacinas deverão voltar a ser administradas apenas para o público-alvo, meninos e jovens de 9 a 15 anos.

As orientações são do Ministério da Saúde e foram aprovadas na quinta (17), em Brasília, durante a reunião da Comissão Intergestores Tripartite, composta por representantes do governo federal, estados e municípios. A medida é de caráter temporário e tem, segundo a pasta, o objetivo de evitar um possível desperdício de doses que permaneçam nos estoques dos municípios.

Para a faixa etária de 15 a 26 anos, a orientação do Ministério da Saúde é o esquema vacinal com três doses, com intervalo de dois e seis meses. As pessoas que tomarem a primeira dose neste período, excepcionalmente, terão as duas doses subsequentes garantidas no Sistema Único de Saúde (SUS).

O Ministério da Saúde repassa mensalmente as vacinas aos estados, conforme solicitação local. Os estados, por sua vez, são responsáveis por distribuir as doses aos municípios para garantir a vacinação da população.

Cobertura vacinal

O ministério diz que, mesmo com as campanhas de divulgação na mídia sobre a importância da vacina HPV e a disponibilização de vários materiais educativos, as coberturas vacinais continuam abaixo da meta preconizada de 80%.

Na faixa etária de 9 a 15 anos, de 2014 até junho deste ano, foram imunizadas, com a primeira dose, 10,7 milhões de meninas, o que corresponde a 74,7% do total de brasileiras nesta faixa etária. Receberam o esquema vacinal completo, de duas doses, recomendado pelo Ministério da Saúde, 7,1 milhões de meninas, o que corresponde a 47% do público-alvo.

Já em relação aos meninos, de janeiro a junho deste ano, 853.920 mil adolescentes de 12 a 13 anos se vacinaram com a primeira dose da vacina de HPV, o que corresponde a 23,6% dos 3,61 milhões de meninos nessa faixa etária que devem se imunizar.

(com Agência Brasil)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade