Publicidade

Estado de Minas TRADICIONAL

Confira uma receita diferente de bolo de rolo


postado em 29/07/2013 16:41 / atualizado em 29/07/2013 17:03

Originário de Pernambuco, o bolo de rolo não é tão conhecido em Minas, já que, por aqui, seu parente próximo, o rocambole, é quem faz sucesso. Mas a iguaria, um  pão de ló finíssimo enrolado com recheio de goiabada derretida, é baseada num bolo português conhecido como colchão de noiva (neste caso, recheado com nozes).

De tão popular no nordeste do país, o bolo de rolo é reconhecido como patrimônio imaterial de Pernambuco. Para quem quer saborear esse doce, basta acompanhar a receita da culinarista Stela Morato, que produz para o site Mexido de Ideias, do café 3 Corações. Vale lembrar que a quantidade abaixo é para duas massas, que devem ser abertas com espessura bem fina, para não virar rocambole. E o recheio é de doce de leite com café, mas basta substitui-lo por goiabada derretida.

Ingredientes (tempo de preparo: 30 min)

(foto: Divulgação)
(foto: Divulgação)


Massa

  • 250 gr de açúcar
  • 250 gr de manteiga
  • 250 gr de farinha
  • 5 gemas
  • 3 claras em neve
  • Açúcar de confeiteiro para polvilhar

Calda

  • 1 lata de leite condensado
  • 1 colher (sopa) de café instantâneo
  • 1 colher (chá) de manteiga
 
Modo de Preparo

Para a massa, numa batedeira, bata a manteiga e o açúcar até esbranquiçar. Coloque a farinha e continue batendo. Desligue a batedeira e adicione as claras em neve, misturando delicadamente com uma espátula. Coloque a mistura em duas formas de rocambole (45cm x 33cm). Com o auxílio de uma espátula, espalhe bem a massa para que ela fique bem fina. Asse em forno pré-aquecido por 5 minutos. Já para o recheio, coloque o leite condensado em uma panela. Misture a manteiga e o café instantâneo, e leve ao fogo, mexendo sempre até descolar do fundo. Com a ponta dos dedos, veja se a superfície está seca, com muito cuidado para não se queimar. Com a massa já está assada, vire-a em cima de um pano de prato. Espalhe o recheio pronto e enrole a massa com ajuda do pano. Polvilhe açúcar de confeiteiro por cima.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade