Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

Sucos detox realmente funcionam?

De acordo com uma nutricionista, para que deem resultado, essas bebidas à base de frutas e vegetais devem conter os principais nutrientes responsáveis pela 'limpeza' do organismo


postado em 20/08/2014 18:20 / atualizado em 21/08/2014 13:57

Um dos métodos mais utilizados atualmente por quem quer perder peso, o suco detox (abreviação da palavra desintoxicação) auxilia no processo de recuperação do organismo, limpeza do fígado e do intestino, além de diminuir o inchaço do corpo. Também conhecido como "suco verde", por contar com a ação da clorofila – pigmento presente nos vegetais esverdeados –, a bebida é uma aliada para potencializar o bom funcionamento dos órgãos, dizem os especialistas.

De acordo com a nutricionista Fernanda Dias, da clínica LM Laser, os ingredientes que servem de base para se preparar um suco detox são vegetais ricos em substâncias bioativas. "É preciso investir em antioxidantes, que são substâncias que ajudam aumentar a imunidade e erradicar doenças. Como exemplo, temos o licopeno, presente em alimentos de cor vermelha, como tomate, melancia, morango e goiaba; o betacaroteno, de cor amarela e laranja, da cenoura, abóbora e mamão; além de flavonóides, nas folhas verdes escuras; de vitamina A; vitamina C, presente em frutas cítricas; e de alimentos termogênicos", explica.

Apesar da facilidade de se encontrar diversas receitas na internet, os sucos desintoxicantes não devem ser tomados em qualquer momento do dia e nem devem substituir a alimentação tradicional. "Para que ele exerça a sua real função, que é limpar o organismo, o ideal é que seja ingerido em jejum, 40 minutos antes de se tomar o café da manhã, almoço ou jantar. Dentro do corpo, existe uma competição orgânica entre os nutrientes, e quando se está de jejum, diminui o risco disso acontecer, o que leva a uma maior absorção intestinal", diz a nutricionista.

Ainda que o consumo diário de suco detox seja saudável e, aparentemente, sem danos à saúde, a ingestão desse tipo de bebida não é indicada para quem sofre de irritação intestinal ou está em tratamento de câncer no intestino. Fernanda Dias ainda lembra que passar o dia inteiro apenas à base do líquido desintoxicante não é aconselhável: "A regulação da glicemia [açúcar] não é bem feita quando se ingere apenas com frutose e vegetais, e pode aumentar também o risco de se ter uma hipoglicemia".

Confira abaixo quatro receitas detox indicadas pela nutricionista:

(foto: Leo Araújo/Encontro)
(foto: Leo Araújo/Encontro)


(foto: Eugênio Gurgel)
(foto: Eugênio Gurgel)


(foto: Internet/Reprodução)
(foto: Internet/Reprodução)


(foto: Eugênio Gurgel)
(foto: Eugênio Gurgel)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade