Publicidade

Estado de Minas MINEIRIDADE

Dona Rosa lança livro aos 80 anos

Natural de Paraisópolis, a carismática mineira, com o apoio dos 11 filhos, reuniu no livro Dona Rosa Mineirices - Receitas e Causos, receitas que acumulou ao longo de tanto tempo


postado em 21/05/2015 14:16 / atualizado em 21/05/2015 14:25

Dona Rosa completou 80 anos em janeiro de 2015 e ganhou de presente dos 11 filhos um livro com suas receitas e 'causos'(foto: Ismael Lopes/Divulgação)
Dona Rosa completou 80 anos em janeiro de 2015 e ganhou de presente dos 11 filhos um livro com suas receitas e 'causos' (foto: Ismael Lopes/Divulgação)
Cheiro de bolo de milho, broinha de fubá quentinha, e biscoito assado na hora. É o que espera quem chega à casa da dona Rosa, em Paraisópolis, sul de Minas Gerais. Famosa por suas "mineirices" na cozinha e também pelo carisma, a senhora de 80 anos está atravessando as fronteiras da pequena cidade e ganhando uma projeção internacional com suas receitas.

Em janeiro de 2015, dona Rosa se tornou octogenária. Para comemorar uma data tão significativa, seus 11 filhos se juntaram para realizar um velho sonho da matriarca da família: publicar um livro de receitas. "Eu aprendi a cozinhar 'na marra', quando me casei. O primeiro macarrão que fiz ficou horrível, e meu marido perdeu o apetite. Fiquei tão chateada que decidi que iria aprender a cozinha, e me empenhei nisso. Hoje, tenho muitas receitas que aprendi, outras que eu mesma criei, e gostaria de compartilhar com quem não sabe cozinhar, como eu mesma não sabia, anos atrás", conta a carismática senhora de Paraisópolis.

Escolher as receitas para o livro foi o mais difícil, segundo dona Rosa. Além de alimentar os 11 filhos, ela já teve restaurante e, hoje, é dona de uma marca de biscoitos e pães.

Mas, Dona Rosa não é famosa apenas com as panelas. Ela é uma exímia contadora de "causos", que divertem qualquer reunião da família, como a feijoada que preparou na Europa; o restaurante natural que engordava; entre outros. Assim, o livro é uma envolvente história que vai contando a trajetória da protagonista da infância à terceira idade, tudo amarrado pelos "causos" que se misturam às receitas.

Com 11 filhos e 15 netos espalhados pelo mundo, além dos admiradores que passaram por sua casa, o livro Dona Rosa Mineirices – Receitas e Causos ganhou o Brasil, e as 500 primeiras cópias acabaram nos três primeiros meses de vendas.

Com o sucesso, dona Rosa ganhou novos fãs, entre eles, o jogador de futebol David Luiz, que gravou até um vídeo dizendo que aprenderia a cozinhar com ela. A nova edição da publicação já está à venda por meio de uma página do Facebook.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade