Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

Aprenda receitas para crianças com alergia alimentar

Livro gratuito traz dicas para se fazer quitutes brasileiros sem ingredientes que possam causar intolerância ou alergia, como farinha de trigo, ovo e leite


postado em 23/06/2015 13:50

O trigo é uma das principais fontes de glúten, e deve ser evitado por pessoas intolerantes, incluindo as crianças que sofrem com o problema(foto: Pixabay)
O trigo é uma das principais fontes de glúten, e deve ser evitado por pessoas intolerantes, incluindo as crianças que sofrem com o problema (foto: Pixabay)
O que pode causar a alergia? Vários são os fatores, sendo os mais comuns os relacionados a mudanças de hábitos alimentares e a predisposição genética. Ainda não existe tratamento que garanta a cura.

Para explicar aos pais, é importante dizer que a alergia é uma resposta atípica do organismo a uma proteína considerada “estranha”. O sistema imunológico reconhece determinada proteína do alimento como um “inimigo”, produzindo anticorpos responsáveis pelos sintomas.

A maioria das reações aparece quando as crianças alérgicas ingerem leite de vaca, ovo, soja, trigo, amendoim, castanhas, peixes e frutos do mar.

Na escola ou em casa, é preciso que essa criança possa contar com alimentos que não criem desconfortos e, ao mesmo tempo, garantam os nutrientes necessários, sendo, também, saborosos e atraentes.

Mas como fazer isso? Uma dica é recorrer ao livro de receitas organizado pelos especialistas do Instituto Girassol, e que pode ser baixado gratuitamente. A publicação contém diversas opções para substituir alimentos que causam a alergia.

Dentre as deliciosas receitas doces estão: biscoito de limão (sem leite e soja), bolo de banana, de cenoura, de chocolate, de laranja (todos sem leite e soja e alguns também sem ovo) e brigadeiro (sem leite, ovo e trigo).

Na parte dos salgados, há várias opções, como: estrogonofe (sem leite e ovo), maionese de soja (sem leite, ovo e trigo), nhoque tradicional (sem leite, soja e trigo), pãezinhos de polvilho (sem leite, soja e trigo), panqueca de carne (sem ovo e soja), panqueca de frango (sem leite, ovo, soja e trigo) e pão caseiro (sem leite, ovo e soja).

Para fazer o download do livro, clique aqui.

(com Portal EBC)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade