Publicidade

Estado de Minas INGREDIENTE

Alcachofra: uma flor que faz muito bem à saúde

Apesar de ser pouco comum na mesa do brasileiro, esse vegetal é um diurético natural e ótima para o fígado. Aprenda a fazer duas receitas


postado em 08/09/2015 17:20 / atualizado em 08/09/2015 17:26

Segundo a nutricionista, a alcachofra é rica em vitaminas C e K e sais minerais, como magnésio, potássio, fósforo e manganês(foto: Pixabay)
Segundo a nutricionista, a alcachofra é rica em vitaminas C e K e sais minerais, como magnésio, potássio, fósforo e manganês (foto: Pixabay)
Sucesso como artigos de decoração, algumas flores, como a alcachofra, podem fazer bonito na cozinha e ainda rendem bons benefícios à saúde. Versátil, essa planta pode ser consumida crua, em saladas, ou grelhada, cozida a vapor ou recheada, preservando os nutrientes em todas as formas de preparo.

Segundo a nutricionista Lívia Nogueira, do Oba Hortifruti, a alcachofra possui muitos benefícios para nossa saúde. "Rica em fibras, vitaminas C e K, além de sais minerais, como magnésio, potássio, fósforo e manganês, essa flor também contém substâncias ótimas para o fígado, além de ser um diurético natural e ajudar a controlar os níveis de colesterol", afirma a especialista.

Na hora de escolher, o ideal é optar por aquelas que possuem coloração mais arroxeada e estão com as pétalas bem fechadas, pois estão mais gostosas e saudáveis. Para saber o ponto correto na hora de preparar, é só ficar atento às pétalas, que saem naturalmente e a "carne" fica macia e saborosa.

Agora, aprenda duas receitas gostosas e práticas à base dessa flor:

Alcachofras com manteiga e alho

Ingredientes:

  • 2 alcachofras inteiras
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 2 dentes de alho fatiados
  • Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo:

Encha uma panela com água suficiente apenas para cobrir o fundo. Ponha para ferver em fogo alto. Enquanto a água está esquentando, apare e elimine os caules e as folhas duras exteriores das alcachofras. Enfie lascas de manteiga e fatias de alho entre as folhas. Quando a água estiver fervendo, encaixe a cesta própria para cozimento a vapor na panela e as alcachofras dentro dela com o caule virado para baixo. Cubra a panela com tampa e deixe-as cozinharem por aproximadamente 20 minutos, até que amoleçam. Sirva com arroz branco.

Alcachofras assadas com tomate seco

Ingredientes:

  • 1/4 xícara (chá) de alcachofras cortadas em fatias finas
  • 6 ovos grandes
  • 1/4 de xícara (chá) de leite
  • 1/4 xícara (chá) de pimenta biquinho
  • 1/2 xícara de tomates secos em óleo, escorrido e picado
  • 1/4 xícara (chá) queijo branco em pedaços
  • 1/4 xícara (chá) de queijo parmesão
  • Azeitonas sem caroço e cortadas ao meio a gosto
  • Sal, salsinha fresca e pimenta do reino moída a gosto
  • Azeite
 
Modo de preparo:

Pré-aqueça o forno a 180º C. Unte com azeite de oliva as forminhas de muffin ou cupcake. Coloque os ovos e o leite no liquidificador e bata entre 1 e 2 minutos. Encha 3/4 de cada forminha com a mistura dos ovos. Distribua uniformemente as fatias de alcachofra, azeitona, pimenta vermelha, tomate seco e queijo branco entre as forminhas. Termine de preencher as forminhas até o topo com mais mistura de ovo e polvilhe o queijo parmesão e salsinha. Asse cerca de 10 a 12 minutos. Retire das forminhas quando esfriar e sirva acompanhado de arroz branco.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade