Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

Estados Unidos recomendam diminuição do consumo de açúcar

O novo guia alimentar do governo americano deixa de fora as carnes vermelhas e as processadas, que, recentemente, foram condenadas pela OMS


postado em 08/01/2016 12:06

O novo guia alimentar divulgado nos Estados Unidos recomenda a diminuição no consumo de açúcares que não sejam naturais(foto: Pixabay)
O novo guia alimentar divulgado nos Estados Unidos recomenda a diminuição no consumo de açúcares que não sejam naturais (foto: Pixabay)
Novo guia alimentar para os próximos cinco anos, divulgado pelos Estados Unidos, recomenda a limitação do consumo de açúcar, sem incluir qualquer advertência sobre a carne vermelha e processada. Mesmo assim ele alerta que homens e jovens consomem carne e ovos em excesso, que devem diminuir o consumo dessas proteínas e aumentar o de vegetais.

A recomendação mais concreta do guia está relacionada à redução da ingestão de açúcares a menos de 10% das calorias diárias. A sugestão não inclui os açúcares naturais, que se encontram nas frutas, mas apenas os que são acrescentados em alimentos e bebidas.

Apesar da advertência feita em outubro de 2015 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre o consumo de carne vermelha e processada, o guia traz apenas uma tabela de alimentos com elevada presença de gordura saturada, entre eles os de origem boniva, incluindo o hambúrger, cujo consumo deve ser limitado.

Outra novidade do guia é que ele não inclui a recomendação feita durante anos para limitar o consumo de colesterol a 300 mg por dia, ou seja, equivale a menos de dois ovos. Isso deixava os donos de granjas irritados.

Segundo o novo guia, os norte-americanos devem apenas ingerir pouco colesterol, para diminuir o risco de doenças cardíacas.

(com Agência Lusa e Portal EBC)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade