Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

Segundo pesquisa, 73% das pessoas que consomem açúcar e fazem exercícios estão com o peso adequado

Especialista diz que é preciso quebrar preconceitos em relação ao ingrediente


postado em 23/05/2016 09:09

Segundo o estudo, 67% das pessoas que praticam exercícios costumam ingerir açúcar e, destes, a maioria, ou 73%, mantém o peso adequado(foto: Pixabay)
Segundo o estudo, 67% das pessoas que praticam exercícios costumam ingerir açúcar e, destes, a maioria, ou 73%, mantém o peso adequado (foto: Pixabay)
A pesquisa Consumo Equilibrado: Uma Nova Percepção Sobre o Açúcar, realizada pelo Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, aponta que 73% da população que consome açúcar e pratica atividade física regurlamente está com o peso adequado. O estudo tem o objetivo de compreender os hábitos e comportamentos de quem consome açúcar. Foram realizadas 1.199 entrevistas com homens e mulheres de 18 a 85 anos – pacientes do ambulatório do hospital e pertencentes às classes A, B e C – durante os meses de setembro a dezembro de 2015.

De acordo com o cardiologista Daniel Magnoni, chefe de nutrição do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, o açúcar é considerado prejudicial porque a população o enxerga isoladamente, deixando de lado outro componente importante, que é o estilo de vida. "O ingrediente só é negativo quando ingerido em grande quantidade e somado à uma vida de excessos, estresse e sedentarismo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde [OMS], até 10% das calorias totais diárias podem ser obtidas via açúcar", esclarece o especialista.

Quem lembra que o sedentarismo é um dos principais fatores em relação ao estilo de vida da população e ao desenvolvimento de doenças, como a obesidade, é o endocrinologista Marcio Mancini, responsável pelo Grupo de Obesidade e Síndrome Metabólica do Hospital das Clínicas da USP. Os dados da pesquisa mostram que apenas 30% dos entrevistados praticam atividades físicas. Apesar da taxa baixa, desse total, 67% ingerem açúcar e, dos que consomem, a maioria mantém o peso adequado (73%).

"Esse índice mostra que o ingrediente não é a principal causa da obesidade ou do sobrepeso, e sim um coadjuvante. Doenças como obesidade e diabetes são multifatoriais, ou seja, podem ter diversas causas, sendo que nenhuma delas é o consumo isolado do açúcar. No caso do diabetes, já sabemos que a sacarose não aumenta mais a glicemia do que outros carboidratos quando ingerida em quantidade equivalente. Isto é, o açúcar pode ser inserido em uma dieta saudável", explica o endocrinologista.

O estudo mostra ainda que 71% dos entrevistados consomem açúcar habitualmente. Desse total, 46,5% utilizam o ingrediente de uma a três vezes na semana, sendo que a preferência (85%) é pelo tipo branco.

O médico Daniel Magnoni acredita que é preciso trabalhar os conceitos de educação nutricional com a população e ensinar de que forma o açúcar pode ser usado. Menos da metade dos entrevistados tem o costume de olhar os rótulos dos produtos (36%). Desse contingente, 54% buscam informações sobre o açúcar especificamente. "Há um certo grau de dificuldade para diferenciar o açúcar adicionado com o presente nos alimentos. É muito importante trabalhar junto à população os conceitos de rotulagem e de consumo consciente", salienta o especialista.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade