Será que lavar frutas antes de guardar na geladeira está certo?

Especialistas falam sobre essa ação tão comum no dia a dia dos brasileiros

por Vinícius Andrade 18/07/2016 08:47

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Pixabay
(foto: Pixabay)
Você costuma lavar bem as frutas antes de guardá-las na geladeira? Pois saiba que esta pode não ser a melhor opção. Se o alimento não estiver completamente seco, a umidade pode acelerar a deterioração. Então, devemos consumir as frutas sem higienizá-las? De forma nenhuma. A melhor opção é lavá-las e consumi-las tão logo, segundo o nutricionista Guilherme Discaciati.

O especialista, no entanto, não refuta a ideia de lavar o alimento antes de leva-lo à geladeira, desde que a fruta esteja bem seca para não ter a ingrata surpresa de encontrá-la estragada. "É importante que a fruta não seja guardada com umidade, porque as bactérias podem se proliferar mesmo na geladeira", alerta Guilherme.

Se a compra for grande e o armazenamento no refrigerador se fizer necessário, não precisa se preocupar. De acordo com a nutricionista Cássia Nascimento, o recomendado é deixar o alimento de molho numa solução de água e hipoclorito de sódio ou vinagre durante 15 minutos. "Isso deixa a fruta higienizada e preserva o valor nutricional", diz a especialista.

Conforme alertado pelos nutricionistas, é só conferir se o alimento está seco após a higienização. Na hora de consumir, todas as frutas precisam ser lavadas, até mesmo aquelas em que não comemos as cascas, como banana, laranja e abacaxi.

Últimas notícias

Comentários