Publicidade

Estado de Minas EVENTO

Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes começa hoje

19ª edição do tradicional evento reúne 200 atrações na cidade, muitas delas gratuitas


postado em 26/08/2016 12:50

Uma das principais atrações do Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes são as preparações de receitas ao vivo nas praças(foto: Edson Teixeira/Divulgação)
Uma das principais atrações do Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes são as preparações de receitas ao vivo nas praças (foto: Edson Teixeira/Divulgação)
Quem ama gastronomia espera com afinco o segundo semestre do ano, quando é realizado o Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes, o principal do país. A 19ª edição começa nesta sexta-feira, dia 26 de agosto, e vai até o dia 4 de setembro.

Entre cursos, preparo de receitas ao vivo nas praças (Largo das Forras e Largo do Chef), palestras e jantares, estão programadas mais de 200 atrações. Elas são relacionadas principalmente aos últimos estados visitados pela expedição Fartura (criada pelos organizadores do festival), que concluiu o mapeamento do Brasil em 2016 ao passar pelo Acre, por Rondônia, por Mato Grosso de Sul e por Santa Catarina – ao todo foram mais de 65 mil km rodados registrando as tradições gastronômicas, produtos e produtores.

Chefs como Paulo Machado (Mato Grosso do Sul), Alysson Müller (Santa Catarina), Wanderson Medeiros (Alagoas) e Leonardo Paixão (Minas Gerais) estão confirmados. "O compartilhamento da gastronomia é muito diferente hoje. Cresceu. E queremos levar mais conhecimento às pessoas", diz o organizador, Rodrigo Ferraz, ao justificar o aumento das atrações gratuitas.

Os oito jantares pagos serão nos restaurantes Angatu e Pacco & Bacco. O chef Onildo Rocha, do Roccia Cozinha Contemporânea, de João Pessoa (PB), os mineiros Flávio Trombino, do Xapuri, e Fred Trindade, do Trindade, além de Paulo Machado, do Instituto Paulo Machado (Campo Grande, MS), se unem ao chef Rodolfo Mayer, no Angatu. No Pacco & Bacco, o chef Rafael Pires recebe Morena Leite, do Capim Santo (SP), Carlos Kristensen, do Hashi Art Cousine (RS), Joca Pontes, de Ponte Nova (Recife, PE) e Alberto Landgraf, ex-Epice.

O público estimado do festival é de 40 mil pessoas o que, segundo os organizadores, é a capacidade máxima de público da cidade histórica em eventos.

XIX Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes 2016
Local: Largo das Forras, Largo do Chef, Pousada Escola e restaurantes da cidade
Data: de 26/8 a 4/9
Maiores informações: www.farturagastronomia.com.br

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade