Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

Será que tomar 'água de berinjela' em jejum emagrece?

Especialista fala sobre essa 'moda', comum entre aqueles que buscam uma suposta perda rápida de peso


postado em 31/10/2016 10:50

Nutricionista adverte que a famosa
Nutricionista adverte que a famosa "água de berinjela" não faz milagre e que a manutenção de um hábito alimentar saudável é essencial para o emagrecimento (foto: Pixabay)
Na luta para conseguir uma barriga "sequinha" e se livrar daqueles "pneuzinhos" indesejados, algumas pessoas recorrem ao consumo diário de "água de berinjela" – um alimento cada vez mais comum para quem deseja emagrecer de forma rápida. Normalmente, o legume é cortado em rodelas ou cubos pequenos e jogado em uma jarra com um litro de água. A bebida fica na geladeira durante a noite e, pela manhã, é consumida em jejum, sem coar.

Muita gente utiliza a receita porque viu na internet ou recebeu o conselho de um amigo, mas não tem certeza se é uma boa alternativa. A reportagem ouviu a nutricionista Milene Cristina Henriques, mestre em ciência dos alimentos, para entender a suposta eficácia da bebida.

Segundo ela, a berinjela é um excelente alimento, rica em fibras e pouco calórica. Portanto, pode ser incluída em uma dieta para controle de peso. Porém, ela chama a atenção para o hábito alimentar adequado. "O consumo da água do vegetal não pode ser atribuído a resultados milagrosos. Como sempre, a dica é uma alimentação saudável, rica em frutas, verduras, legumes, e pobre em gorduras e produtos industrializados", recomenda a especialista.

Existe contraindicação?

A nutricionista não vê problema no consumo da "água de berinjela", a não ser quando a bebida substitui outros alimentos. "A pessoa começa a tomar água de berinjela em jejum para obter um emagrecimento rápido, e acaba não fazendo uma refeição adequada", alerta Milene.

Ainda conforme a especialista, existem relatos de pessoas que fazem o consumo do líquido em quantidades exageradas e acabam sofrendo de enxaqueca, diarreia e dor abdominal. "Além disso, a 'água de berinjela' com limão pode causar dores ou desconfortos como azia e queimação para pessoas que possuem tendência a irritação gástrica, pelo consumo excessivo de ácidos", destaca Milene.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade