Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

Especialista dá dicas para quem gosta de apreciar uma boa cerveja

Temperatura, copo e paladar fazem toda a diferença na hora de tomar uma 'loira gelada'


postado em 29/11/2016 14:30

O tipo de copo usado para servir a cerveja também interfere no aroma e na formação do chamado colarinho, segundo especialista(foto: Pixabay)
O tipo de copo usado para servir a cerveja também interfere no aroma e na formação do chamado colarinho, segundo especialista (foto: Pixabay)
A cerveja é a bebida alcoólica mais consumida no Brasil. Segundo o Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja, são 47,6 litros/ano para cada brasileiro. Além de inspiração para música, ela é considerada uma paixão nacional. Mas, você sabe consumir a cerveja de forma "correta"?

E para melhorar ainda mais sua experiência com a bebida, o Sommelier de Cervejas  e Sommelier de cervejas, preparou algumas dicas especiais.

Segundo Guilherme De Rosso, beer sommelier e chef do restaurante Simples Assim, de Curitiba, para começar, é preciso escolher um estilo de bebida que mais agrade ao paladar. Além disso, cada cerveja demanda uma temperatura. "Uma stout, por exemplo, pede uma temperatura média de 12° C. Já uma pilsen, varia entre 4° C e 6° C. Esse cuidado faz com que os aromas essenciais da bebida sejam valorizados e a pessoa consiga sentir tudo que ela tem a oferecer", comenta De Rosso.

Nem sempre as pessoas se preocupam com o copo, mas, como mostra o especialista, esse acessório é muito importante na hora de "tomar uma gelada". E vale dizer que o design e a limpeza fazem toda a diferença. Em relação ao formato do copo, ela possibilita a formação da espuma e a captação dos aromas, dependendo da cerveja que será servida. Chicletes, cigarros e até café podem afetar o gosto da cerveja, já que alteram muito o paladar. "É bom evitar o uso desses produtos, pois podem alterar consideravelmente o sabor da cerveja", detalha o beer sommelier.

Outro ponto importante, segundo Guilherme De Rosso, é o armazenamento. Quando a garrafa possuir tampa metálica, a bebida deve ser armazenada de pé, não muito alta e longe da luz solar. Ao ser colocada em ambiente refrigerado, o ideal é retirá-la apenas no momento do consumo.

Se você pretende beber mais de um rótulo no dia, é importante ter sempre uma garrafa de água e um pãozinho por perto, para intercalar e evitar que você fique "bêbado". "Tente harmonizar a bebida com pratos da sua preferência, faça testes, veja dicas na internet. Para quem gosta de cozinhar e beber cerveja, a harmonização com comidas é uma brincadeira muito legal de experimentar", diz o especialista.

De Rosso lembra que não existe jeito certo ou errado de beber cerveja. Cada um tem sua preferência e tudo depende da ocasião. As dicas são apenas para melhorar a experiência com a bebida.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade