Publicidade

Estado de Minas SAUDÁVEL

Sabia que dá para aproveitar até a casca do abacaxi pérola?

A fruta tipicamente tropical se destaca pelas propriedades nutricionais


postado em 29/11/2016 13:05

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)
Com uma coroa de chamar a atenção, não é à toa que o abacaxi é chamado de rei das frutas. Pouco calórico e rico em vitaminas do complexo B, a fruta da variedade pérola ajuda a fortalecer a saúde do coração e auxilia a vitalidade da pele e cabelo.

Muito suculento, o abacaxi é extremamente refrescante, sendo ótima opção para sobremesa. Além disso, a fruta ainda pode ser usada para fazer sucos, saladas de frutas, doces, geleias, e preparada em combinação com pratos salgados e até mesmo assado, para acompanhar o famoso churrasco, por exemplo.

Mas não é apenas a polpa que faz bem. A casca do abacaxi, mesmo de aparência dura e áspera, é rica em nutrientes e vitaminas. "A casca, descartada pela maioria das pessoas, também é muito nutritiva. Possui ação diurética, reduzindo a retenção de líquidos, proporciona maior saciedade e melhora a digestão dos alimentos. São ações importantes para quem busca uma alimentação saudável", explica Lívia Nogueira, nutricionista do Oba Hortifruti.

Utilizando o máximo da fruta, a casca do abacaxi agrega mais saúde no preparo de sucos, chás e receitas doces, como bolo e geleia. A nutricionista dá dicas de como escolher a fruta: "Quando a escama [coroa] está aberta, significa que o abacaxi está bem docinho. Se ela estiver fechada, a fruta está mais azedinha".

Aproveite e faça duas receitas fáceis usando a casca do abacaxi:

Farofa de casca de abacaxi

Ingredientes:

  • 1 xícara (chá) de casca de abacaxi batida no liquidificador
  • 1 tomate
  • 1 xícara de cenoura ralada
  • 30 ml de óleo de coco
  • 1/2 kg de farinha de mandioca crua
  • 2 dentes de alho amassados
  • Sal e pimenta a gosto
  • 1 cebola picada

Modo de Preparo:

Leve ao fogo, para refogar, o óleo de coco, a cebola e o alho. Depois, acrescente aos poucos as verduras, os legumes e deixar refogar. Coloque o abacaxi, tempere e, por último, acrescente a farinha de mandioca, mexendo sempre, para ficar uma farofa bem solta.


Suco de casca de abacaxi

Ingredientes:

  • Casca de um abacaxi
  • 1 litro de água
  • Adoçante
  • hortelã

Modo de preparo:

Higienize bem a casca do abacaxi, colocando-a de molho em água clorada – o ideal é usar água sanitária –, levando em conta a proporção de 10 gotas para cada 1 l de água. Deixe mergulhado por até 30 minutos e depois enxágue bem. Após a higienização, bata no liquidificador as cascas da fruta (deixe um pouco de polpa da fruta na casca) com meio litro de água. Em seguida, coe e bata novamente com a água restante. Adoce como preferir e beba em seguida. Para um sabor mais refrescante, a dica é adicionar algumas folhas de hortelã.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade