Publicidade

Estado de Minas CURIOSIDADE

Cada tipo de cerveja exige um copo específico, sabia?

O recipiente faz toda a diferença na hora de apreciar a bebida mais consumida pelos brasileiros


postado em 13/01/2017 09:57

Sabia que existem copos específicos para cada tipo de cerveja? Segundo o especialista, eles foram criados para favorecer as características de cada bebida(foto: Divulgação)
Sabia que existem copos específicos para cada tipo de cerveja? Segundo o especialista, eles foram criados para favorecer as características de cada bebida (foto: Divulgação)
Você sabia que cada tipo de cerveja tem seu copo ideal para ser apreciada? Uma das principais características da bebida tão querida pelos brasileiros, os aromas, são levados em consideração na hora da fabricação do copo. Segundo o chef e beer sommelier Guilherme de Rosso, o objetivo é deixar os recipientes mais adequados para desprender o bouquet e o aroma de determinado tipo de cerveja, permitindo que você possa apreciar o que cada um tem de melhor.

Guilherme conta que existe uma infinidade de copos específicos para cerveja, cada qual com características próprias. O copo mais comum é o pilsener. Como o próprio nome diz, é ideal para as famosas cervejas pilsen. A diferença entre ele e o copo lager mais utilizado no Brasil, é no bocal, mais fechado. O pilsener serve muito bem também para cervejas do tipo bock, dortmunder, german pilsner e a imperial pilsner.

Comum nos bares brasileiros, o copo lager é muito utilizado também para chope. "Aqui no Brasil, não ainda não temos o costume de usar o copo ideal para cada cerveja. O lager é o mais utilizado, seja para servir cerveja ou chope", explica o beer sommelier.  As opções mais adequadas de cerveja para servir com esse copo são as próprias pilsens, a american lager, a dunkel schwarzbier e a vienna lager.

Outro recipiente muito visto nos estabelecimentos no país são os chamados tulipa. Trata-se de um copo muito parecido com uma taça de conhaque, porém, o bocal é virado para fora. Ele é ideal para cervejas com muito colarinho. "Ele ajuda você beber sem se sujar muito com a espuma, as ipas são muito valorizadas nesse copo", explica o especialista.

Um estilo de cerveja que vem ganhando espaço no país são as famosas weiss, feitas de trigo, que devem ser consumidas em um copo específico, chamado weizen. "É um copo alto e com o bocal largo, cabe todo o conteúdo das garrafas ou latas de 500 ml, deixando apreciar perfeitamente a cor, o corpo e a espuma", diz Guilherme de Rosso. O weizen serve bem cervejas como a weizenbier, a weizenbock, a gose dunkelweizen e a american wheat ale.

Já para quem gosta da "loira gelada" em grandes quantidades, existem algumas opções. A mass é uma delas: canecão de 1 l, originário da Alemanha, e que serve para todos os tipos de cerveja. Existem também as canecas, mug ou stein, robustas, pesadas, normalmente feitas com vidro grosso para suportar o peso da cerveja. Opções para esse estilo são a maibock, a oktoberfest, a rauchbier, a export e a helles.

Outra opção famosa de copo é o print (nonic), com o bocal mais largo que o corpo. Segundo o especialista, são os copos mais usados nos pubs da Inglaterra e da Irlanda. Famosos por acomodar as stouts e receber grandes quantidades de cervejas.

Existem outras variedades de copos para cerveja. Segundo De Rosso, as opções são vastas, já que trata-se de um universo com inúmeras possibilidades e descobertas. "O mundo das cervejas é incrível. Estamos acostumados com um único estilo de cerveja aqui no Brasil, mas, hoje, existem infinitas possibilidades. Além dos copos citados, temos o cálice, o tumbler, a flauta (flute), o cilíndrico (stange), o pokal, o snifter, o willybecher, o thistle e o ipa glass. Podemos passar dias falando sobre esse assunto", comenta o beer sommelier.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade