Publicidade

Estado de Minas GASTRONOMIA

Está no ar a votação online da Encontro Gastrô, a maior premiação da gastronomia de Belo Horizonte

Os belo-horizontinos já podem escolher os melhores profissionais e estabelecimentos divididos em 39 categorias


postado em 23/05/2017 09:49 / atualizado em 31/05/2017 13:43

A premiação Encontro Gastrô acontece há 14 anos em BH e premia os melhores profissionais e estabelecimentos da gastronomia, como o premiadíssimo restaurante Taste-Vin, do chef Rodrigo Fonseca(foto: Dudua's Profeta/Encontro)
A premiação Encontro Gastrô acontece há 14 anos em BH e premia os melhores profissionais e estabelecimentos da gastronomia, como o premiadíssimo restaurante Taste-Vin, do chef Rodrigo Fonseca (foto: Dudua's Profeta/Encontro)
Todo mês de maio, desde o ano de 2009, os belo-horizontinos são convidados a participar da escolha dos melhores profissionais e estabelecimentos da área de gastronomia da cidade. Trata-se da votação online da revista Encontro Gastrô – O Melhor da Cidade. Para quem não sabe, a premiação foi a primeira de Minas Gerais a valorizar o voto popular na escolha dos vencedores. Aliás, a participação do internauta é tão importante que o primeiro colocado da internet ganha três pontos, o que equivale ao voto de três dos 50 jurados que são convidados pela revista. Este ano, estão em disputa prêmios em 39 categorias.

Este ano, a premiação da Gastrô traz uma novidade: a categoria Variados, na área de restaurantes. Nela foram incluídos os estabelecimentos que possuem um menu amplo e que, com isso, não puderam ser incluídos nas demais áreas.

A eleição online poderá ser acessada do dia 23 de maio a 23 de julho pelo endereço www.encontrogastro.com.br/gastro/bh. Não é obrigatório escolher uma opção em todas as 39 categorias para enviar o voto. Além disso, caso seu estabelecimento ou profisisonal preferido não esteja listado entre os nomes sugeridos, é possível digitar aquele que mais lhe agrada, selecionando a opção "Outro".

A Encontro Gastrô – O Melhor da Cidade é uma realização da Revista Encontro, dos Diários Associados e do jornal Estado de Minas, e traz categorias bem distintas e que abrangem todas as áreas da gastronomia e da noite de BH. Por exemplo, o público pode escolher o melhor bar/botequim, a churrascaria que mais lhe agrada, ou, então, o lugar em que se encontra o melhor pão de queijo da cidade. Enfim, são estabelecimentos que oferecem de tira-gosto à alta gastronomia. Sem esquecer, claro, dos profissionais, que são as peças fundamentais para que o mercado da gastronomia funcione de forma adequada.
O
O "ex-médico" Leonardo Paixão decidiu se dedicar à gastronomia e, hoje, já foi eleito três vezes consecutivas o Melhor Chef de BH pela Encontro Gastrô (foto: Alexandre Rezende/Encontro)

E um destaque entre eles é o chef Leonardo Paixão, proprietário do restaurante contemporâneo Glouton, localizado na região centro-sul de Belo Horizonte. Ele deixou a área da Medicina para se dedicar à "alquimia gastronômica". A mudança de planos deu certo e Leo paixão, como é conhecido, conquistou logo no primeiro ano de funcionamento do Glouton, o título de Chef Revelação da Encontro Gastrô. A partir daí, não parou mais de subir ao palco para receber prêmios. Ele é o Melhor Chef de BH há três anos consecutivos. "Estou muito feliz com esse reconhecimento tão rápido. As pessoas podem achar que é de graça, mas sei que é fruto de trabalho", comenta Leo Paixão à Revista Encontro, após receber o prêmio em agosto de 2016.

Vale lembrar que existem dois profissionais considerados hors concours na Gastrô, por terem vencido cinco vezes seguidas a premiação e, portanto, deixaram de concorrer em suas devidas categorias: o chef Ivo Faria, do restaurante italiano Vecchio Sogno; e o sommelier Denis Marconi, do francês Taste-Vin.

Os melhores da gastronomia de BH serão divulgados em agosto, após o evento especial em que são conhecidos os vencedores e na revista que é publicada no mesmo mês.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade