Aproveite a época da tangerina e os nutrientes da fruta

Também chamada de mexerica, ela é rica em vitaminas C e A, sais minerais e fibras

por Da redação com assessorias 14/06/2017 11:20

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A tangerina ou mexerica faz muito bem para os cabelos, para a pele, ajuda contra o envelhecimento, além de ter um sabor muito atraente (foto: Pixabay)
Tangerina, poncã, mexerica, bergamota, são alguns nomes dessa fruta de sabor inigualável e que combina muito bem com nosso clima tropical. A fruta pode ser encontrada com qualidade melhor durante sua safra, que vai de abril a outubro, no Brasil. E não só o sabor que faz da tangerina um sucesso entre os brasileiros. Ela é rica em vitamina C, superando, até mesmo, a laranja e o abacaxi, além de ser fonte de vitamina A e sais minerais, como potássio, cálcio e fósforo. Essa combinação faz dela um excelente aliado para a saúde e ajuda contra o envelhecimento.

A combinação da vitamina C, que auxilia na sintetização do colágeno, com a presença de antioxidantes naturais, garante uma ótima opção para manter a pele jovem e saudável, diminuindo o impacto das rugas, das cicatrizes e de outros sinais do tempo. A fruta também ajuda a manter a saúde dos cabelos, dos dentes e das gengivas, tanto pela ingestão direta da sua poupa quanto pela aplicação do sumo em máscaras e cremes diretamente nos cabelos e na pele.

Como explica a nutricionista Aline Penedo, do Verdemar, a tangerina ajuda ainda no equilíbrio do organismo e na composição do sistema imunológico. "Amamos a tangerina porque, além de seu sabor único e que agrada a todos, ela é uma fruta cítrica riquíssima em vitamina C, e, por isso, um de seus maiores benefícios é manter a imunidade do corpo, prevenindo gripes e resfriados. Além disso, essa vitamina também é considerada um potente antioxidante, que atua na proteção celular e previne seu envelhecimento. Por possuir minerais como cálcio, magnésio, fósforo e potássio, a tangerina beneficia o coração e a contração muscular. É uma fruta rica em água e fibras, contribuindo para o melhor funcionamento intestinal e no controle de peso, por dar a sensação de saciedade. Por fim, é também uma ótima fonte de energia", esclarece a especialista.

A nutricionista sugere o consumo do suco de tangerina antes das atividades físicas, por ser uma fonte rápida de energia, pelos minerais essenciais e por ser um hidratante natural. Segundo Aline Penedo, 100 gr da fruta in natura possui apenas 58 kcal.

Nas receitas

A tangerina combina com gastronomia, casando bem com receitas doces, como geleias, bolos e mousses, e também em pratos salgados. O molho de tangerina, por exemplo, mistura o aspecto ácido da fruta com um sabor agridoce e é uma opção semelhante ao molho barbecue, acompanhando muito bem saladas e carnes de porco, frango ou peixe branco.

A nutricionista sugere, ainda, que se faça um suco com gomos de tangerina, uma folha de couve, um pequeno pedaço de batata bacon, lascas de gengibre e um pouco de água. "É uma opção para o café da manhã, que garante um pool de vitaminas, fibras e minerais antioxidantes para o seu dia", comenta Aline.

Até as cascas da fruta podem compor o cardápio, sejam cristalizadas em açúcar, como petiscos, sejam como raspas para coberturas de doces ou mesmo como ingredientes de massas para bolo ou biscoitos.

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