Publicidade

Estado de Minas CAPA | GPTW 2017 MG

Conheça o ranking 2017 das 44 melhores empresas para trabalhar em Minas Gerais

A pesquisa GPTW deste ano mostra que o índice de confiança dos colaboradores nas empresas premiadas cresceu em relação ao ano passado


postado em 24/07/2017 15:07 / atualizado em 26/07/2017 10:43

Três dos vencedores, da esq. para a dir.: Luis Carlos Nacif (Microcity), Carolina Vaz (Prumo Engenharia) e Marco Túlio Guimarães (Banco Inter)(foto: Ronaldo Dolabella/Encontro)
Três dos vencedores, da esq. para a dir.: Luis Carlos Nacif (Microcity), Carolina Vaz (Prumo Engenharia) e Marco Túlio Guimarães (Banco Inter) (foto: Ronaldo Dolabella/Encontro)
É unanimidade entre as empresas que a gestão de pessoas, se benfeita, influencia diretamente os resultados. Funcionários satisfeitos trabalham mais e melhor. E satisfação não tem a ver, necessariamente, com o salário do fim do mês. É o que mostra a quarta edição da pesquisa Melhores Empresas para Trabalhar em Minas Gerais, uma parceria entre o Great Place to Work (GPTW), Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-MG), revista Encontro e o jornal Estado de Minas. Apenas 11% dos funcionários pesquisados declararam que a remuneração e os benefícios são o principal motivo de permanência nas companhias mais bem colocadas. Os fatores mais lembrados foram oportunidade de crescimento (40%) e qualidade de vida (29%). Para aquelas empresas que ainda não perceberam a importância de cuidar dos colaboradores, a diretora executiva do GPTW, Tatiane Tieme Shirazawa, dá uma lição e tanto: "Tratar as pessoas como a peça que vai fazer a diferença é a maneira mais rápida de sair de um momento de crise".

A pesquisa de 2016 tem uma novidade em relação à dos anos anteriores: foram convidadas a participar empresas com 30 funcionários ou mais (antes, era necessário ter 50 ou mais). "Vimos que a partir de 30 funcionários já é possível contar com gestão de pessoas", diz Tatiane. "E temos ótimas empresas com apenas 30 colaboradores, com uma boa estrutura organizacional." Outro dado que salta aos olhos ao se debruçar sobre o perfil das vencedoras é em relação à idade dos contratados. No ano passado, homens e mulheres entre 45 e 54 anos representavam 8% dos colaboradores. Neste ano, essa relação passou para 13%. Junto com o aumento de idade observa-se também um bem-vindo aumento de escolaridade. O número de funcionários com superior completo passou de 13% para 20%; e o com pós-graduação foi de 10% para 13%. O índice de confiança dos colaboradores em relação às empresas também melhorou e passou de 80% para 82%. Pode parecer uma mudança pequena, mas é significativa. "Quando se tem um índice de confiança em torno de 50% é fácil crescer 10 ou 15 pontos. Mas, quando o ambiente já é bom, qualquer aumento é um grande desafio", explica Tatiane.

Nesta edição, 151 empresas participaram da pesquisa e o total de funcionários que responderam às 58 perguntas do questionário foi de 69 mil. Os critérios pelos quais as empresas mineiras foram avaliadas são os mesmos aplicados nos 53 países em que o GPTW está presente. A maior parte da nota (2/3 do peso total) vem das respostas confidenciais dadas pelos funcionários. O terço restante vem dos questionários preenchidos pela área de Recursos Humanos e avaliados pelo GPTW.

Nas páginas a seguir, apresentamos as fichas técnicas de todas as companhias mineiras ranqueadas pelo GPTW – as três primeiras de cada categoria aparecem de acordo com a pontuação conquistada e as demais, em ordem alfabética. As empresas que figuram nas reportagens são aquelas que, depois de selecionadas pelo GPTW, apoiaram a iniciativa de Encontro de divulgar esse projeto.

*Colaborou Geórgea Choucair

Clique aqui para ler o perfil das 44 melhores empresas para trabalhar em MG. Abaixo, a lista das premiadas:

30 a 249 funcionários

Laboratório Santa Lucília Ltda
Samba Mobile Multimídia S/A
Sydle Sistemas Ltda
Cadence Design Systems do Brasil Microeletrônica Ltda. - EPP
Curupira S.A
Federação Interf. das Coop. de Trabalho Médico do Estado de Minas Gerais
Thoughtworks Brasil Software Ltda
Belo Horizonte Sistemas Ltda
Zetrasoft Ltda.
Dito Internet Ltda - Me
Valore Investimentos Imobiliários Ltda - EPP
Meliuz Veiculação E Divulgação Virtual S.A.
Siteware Solucoes S/A
Condomínio do Shopping Center Uberaba
Avanço Informática Ltda
Avenue Code Desenvolvimento de Software Ltda
Ecx Card Administradora e Processadora de Cartões S/A
Valmont Indústria e Comércio Ltda
Vale do Sol
Fecomercio-MG

250 a 999 funcionários

Microcity Computadores E Sistemas Ltda
Embracon MG
Cultura Inglesa MG Ltda
Precon Engenharia S.A.
Anima Educação
Banco Inter SA
Tauá Grande Hotel de Araxá e Termas Ltda
Sankhya Tecnologia em Sistemas Ltda
Grupo Educacional Unis
Algar Agro
JFL Equipamentos Eletrônicos Industria E Comercio Ltda
Hospital Santa Clara
Café Três Corações S.A

1.000 ou mais funcionários

Algar Telecom S/A
Eletrozema S/A
Banco Mercantil do Brasil
Minas Gerais Educação SA
Algar Segurança e Vigilância Ltda
Prumo Engenharia Ltda
Usina Coruripe Açúcar E Álcool
Algar Tecnologia e Consultoria S.A.
Instituto Mineiro de Educação e Cultura Uni-BH S/A
Martins Comercio e Serviços de Distribuição S/A
Fundação Educacional de Patos De Minas

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade