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Estado de Minas

Em busca da suavidade


postado em 11/06/2012 08:04

Câmbio Dualogic Plus tem tecnologia para reduzir desconfortos das transmissões automatizadas(foto: Studio Cerri/Divulgação)
Câmbio Dualogic Plus tem tecnologia para reduzir desconfortos das transmissões automatizadas (foto: Studio Cerri/Divulgação)

Menos trancos e mais suavidade é o que a Fiat promete com as evoluções técnicas que agora introduz no novo câmbio automatizado (dualogic) e chega na linha 2013 do Bravo. Com preço bem menor que o câmbio automático o sistema automatizado vem crescendo sua presença nos automóveis. O consumidor reclama dos solavancos nas passagens de marchas e da demora em respostas quando precisam de torque rápido em situações de ultrapassagem, por exemplo.

 

Com o novo software e nova calibragem, o câmbio dualogic da Fiat, que agora é Dualogic Plus foi trabalhado em três situações com o objetivo de reduzir os inconvenientes do sistema antigo. Parabolic Gearshift, Auto-up Shift Abort e Creeping são as novas tecnologias.

 

A função Creeping faz com que o sistema se encarregue, automaticamente, de mover lentamente o veículo, sem que o condutor acione o acelerador, como em qualquer modelo automático convencional. Para tanto, o câmbio deve estar posicionado em primeira marcha ou ré (caso a manobra seja uma baliza, por exemplo), no modo manual ou automático. Assim que o motorista retirar o pé do freio, o sistema Creeping do novo Dualogic Automático Plus vai movimentar o carro lentamente, deixando para o motorista o único trabalho de manobrar o volante e o freio, sem ter que se preocupar com o acelerador.

 

C. Belini e Anastasia na apresentação do Bravo Sporting com câmbio Dualogic Plus, durante encontro de carros antigos de Araxá
 

 

O sistema Dualogic Plus identifica a intenção de manobra do motorista (porta fechada, marcha engatada, sem pressionar os pedais de freio e acelerador) e exige da Centralina do motor uma força extra (que pode chegar aos 3,5 kgfm de torque), sem que o motorista tome qualquer atitude. Além do conforto, isto representa maior segurança, já que não há a necessidade do cliente controlar a potencia do motor, já que este comando será feito eletronicamente através do Dualogic Plus. Esta “força extra” do motor, comandada pelo Dualogic Plus, é capaz de impulsionar o veículo em manobras, limitando a velocidade em 7,5 km/h.O Creeping permite também parar o carro em rampas de até 8% sem a necessidade de usar o freio.

 

Outra melhoria do sistema é a função Auto-Up Shift Abort. Esse sistema identifica o exato momento de uma retomada de velocidade e aborta, se for o caso, a troca para uma marcha superior, mantendo a rotação do motor elevada para disponibilizar mais torque e potência. No sistema anterior, a reação nessas situações era mais lenta porque o sistema ia para a marcha seguinte, a quarta, por exemplo, para só então buscar a segunda, que garante o maior torque, representando e transmitindo insegurança.

 

O Dualogic Plus é de série em todas as versões do Bravo Absolut e pode compor ainda, a versão Essence Dualogic, enquanto a versão T-Jet é equipada exclusivamente com transmissão manual de seis marchas.

 

O câmbio Dualogic Plus começa no Bravo, mas será também utilizado nos demais carros da Fiat que oferecem o sistema de transmissão automatizado, informou Cláudio Demaria, diretor de engenharia da montadora.
 

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