Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

Cuidado com uso excessivo de boné

O acessório muito usado por homens pode levar ao aparecimento de coceira, vermelhidão e ardência


postado em 25/03/2013 11:59 / atualizado em 22/05/2015 18:35

O uso contínuo do boné requer uma série de cuidados com a fibra capilar, constituída por cutícula, córtex e medula (camadas responsáveis pela estrutura do cabelo), sobretudo a retirada do acessório a cada hora para oxigenação dos fios, por exemplo. Algumas pessoas associam a calvície ao abafamento do couro cabeludo, isto é, falta de irrigação.  De acordo com Caio Cabral, diretor executivo da barbearia Dom Cabral, de Brasília, usar boné o dia todo é um perigo para os cabelos.

Coceira, vermelhidão e ardência são sinais de que algo não está bem. Moda entre os jovens, o boné desencadeia reações como caspa e dermatite seborreica em quem não se atenta à higienização correta. Pesquisas revelam que brasileiros entre 20 e 50 anos estão mais propensos a ter caspa pelo menos uma vez por ano.

“Lave bem o cabelo e higienize o boné, pois a sujeira costuma se acumular nele. Se tiver pressa em sair de casa, tome banho com antecedência mínima de uma hora ou não use o boné'', orienta Caio Cabral. Ele aconselha não fazer uso do boné quando as madeixas estiverem úmidas, pois isso favorece a quebra dos fios.

Em todo caso, os problemas estão associados ao tempo em que o acessório está em uso, já que ele puxa o cabelo para trás, causando afinamento dos fios na região frontal superior da cabeça. E, também transmite doenças como micoses e piolhos, se usados primeiro por outra pessoa. No entanto, o boné só provoca lesão ao folículo piloso (couro cabeludo) se estiver apertado. "É importante escolher bonés mais confortáveis e caprichar na limpeza'', sugere o empresário.

Dicas:

  • Se você tiver o couro cabeludo excessivamente oleoso, não use bonés, ou use por períodos curtos

  • Retire o boné a cada 1 hora

  • Use o boné com os cabelos limpos e secos

  • Evitar apertar demais para ajuste da cabeça

  • Não use nos casos de dermatite

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade