Publicidade

Estado de Minas SAúDE

Cuidados com a postura devem ser diários


postado em 15/07/2013 17:08

A correria do dia a dia acaba fazendo com que as pessoas esqueçam de cuidar da coluna. E o pior é que ela sofre com nossas atitudes erradas, como ficar muito tempo sentado no trabalho, em frente ao computador. Além disso, o estresse acaba levando à formação de tensões musculares, principalmente na região do pescoço, pernas e costas.

Segundo Cláudia Lana, professora do curso de educação física da Faculdade Pitágoras, a postura sistemática – sem a alteração da posição, por muito tempo, leva a inúmeras complicações que se agravam com o passar do tempo. Entre as queixas mais comuns: perda da capacidade de atenção, concentração e reflexo; perda gradual da memória; sensação de fadiga; enxaqueca; envelhecimento precoce da pele; sonolência e dor nas costas.

Para minimizar tais prejuízos, é importante que, a cada 50 minutos, a postura seja alterada: se o indivíduo está há muito tempo sentado, deve se levantar por 15 minutos. Caso não seja possível realizar exercícios de alongamento, como no caso de viagens ou um dia atribulado no trabalho, mexer os pés para frente e para trás e em movimentos circulares já ajuda bastante. "É uma atitude simples, mas eficiente para ativar a circulação sanguínea, diminuindo a fadiga e as dores", explica a professora. Ela ainda compelta: "Praticar exercícios físicos regularmente é uma importante estratégia. O corpo, como uma máquina, precisa de ajustes e manutenção diária".

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade