Publicidade

Estado de Minas TURISMO

Parque do Ibitipoca é o segundo melhor do país na opinião dos turistas

Na pesquisa Traveller's Choices do site de viagens TripAdvisior, a unidade de conservação mineira ficou em segundo lugar no Brasil entre os parques municipais, estaduais e federais


postado em 08/07/2013 14:18

O Parque Estadual do Ibitipoca, mantido pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), foi classificado como o 3º melhor parque da América Latina pela pesquisa Traveller's Choices 2013, do site de viagens TripAdvisior. A seleção das melhores atrações é realizada com base nas avaliações e opiniões de viajantes que acessam o portal – considerada a maior consultoria independente de viagens do mundo e que recebe, em média, 200 milhões de visitantes por mês.

No Brasil, o Ibitipoca foi considerado o 2º melhor parque (atrás apenas do Ibirapuera, em São Paulo). Em 93% das avaliações e opiniões deixadas no site de viagens, a unidade de conservação foi considerada excelente. "A classificação é um reconhecimento dos trabalhos de conservação e turismo ecológico realizado no parque desde sua criação. Essa premiação ocorre em um momento oportuno, já que o Ibitipoca comemora 40 anos em julho”, diz Bertholdino Teixeira Junior, diretor geral do IEF.

O parque está localizado na região da zona da mata, em Minas, e compreende os municípios de Lima Duarte e Santa Rita do Ibitipoca. Ele possui área de 1.488 hectares, com diversos atrativos naturais como mirantes, grutas, praias, cachoeiras, picos. As belas formação de água, incluindo piscinas naturais, são formadas pelos rios do Salto e Vermelho e pelo córrego do Monjolinho. O pico da Lambada, também conhecido como Ibitipoca, com 1.784 metros de altitude, e oferece uma vista panorâmica d etirra o fôlego.

No estado, o Ibitipoca é uma das unidades de conservação estaduais mais visitadas, tendo recebido em 2012, cerca de 55 mil visitantes que, além de desfrutarem de sua beleza cênica, podem praticar atividades como banhos, cavernismos, observação da fauna e da flora, trekking, turismo fotográfico, dentre outros.

Atrativos

O parque possui mais de 30 atrativos turísticos: cachoeiras da Pedra Quadrada, dos Macacos, das Fadas, da Pedra Furada e Cachoeirinha; a Ducha, com uma queda de cerca de quatro metros que cai em um degrau e forma um pequeno lago de cerca de 10 metros de largura e dois de comprimento; as grutas dos Coelhos, da Cruz, das Bromélias, dos Fugitivos, dos Moreiras, dos três arcos, dos viajantes, do Pião e do Monjolinho; os lagos das Miragens, dos Espelhos, Negro, Pedra do Sapo; o Mirante do Poente; o Paredão Santo Antônio; a Ponte de Pedra, formação rochosa curiosa; o pocinho; as prainhas, como a dos Alfas, nas margens do rio do Salto; a Janela do Céu, um dos pontos mais procurados do parque, com um mirante de onde se tem uma linda vista panorâmica; a lagoa Seca; os picos da Lombada (Ibitipoca), do Pião e do Cruzeiro.

Infraestrutura

O Ibitipoca possui portaria, estacionamento, área de camping, restaurante, centros de visitantes, de administração e de pesquisas, casa de hóspedes e alojamentos destinados a pesquisadores e funcionários. Para visitação, é necessário entrar em contato com a administração do parque. É cobrada uma taxa de R$ 5 por pessoa, em dias úteis, e R$ 15 nos finais de semana e feriado. Atualmente o número de visitantes diários está limitado a 300 pessoas, de segunda a sexta-feira, e 800 nos sábados, domingos e feriados.

Na área de camping, está autorizada a permanência de dez barracas (30 pessoas) de segunda a sexta. Nos sábados, domingos e feriados o limite é 15 barracas (45 pessoas). O parque não faz reservas para a área de camping, sendo que a ocupação é feita por ordem de chegada. O parque conta também com um restaurante.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade