Publicidade

Estado de Minas

Mais um ovo de Colombo

Com terceira porta no Fiat Strada cabine dupla, Fiat acaba com contorcionismos para acessar o banco de trás.


postado em 16/10/2013 16:28

Ilha de Comandatuba (BA) - O Fiat Strada, em sua edição 2014, chega com uma série de inovações no design, mas a novidade é mesmo a terceira porta. Uma ideia pioneira (e brilhante) no segmento de pick-ups compactas, disponível para as versões cabine dupla.

Ela está posicionada do lado direito e o resultado é simplesmente dobrar o espaço de acesso para banco traseiro do carro. Com ela acabam-se de vez os contorcionismos até então necessários para alcançar o banco traseiro. Uma das facilidades resultantes é a facilidade para se acoplar a cadeirinha de bebês, ressaltou Cláudio De Maria, diretor de Engenharia e Design da Fiat.

Além disso o Fiat Strada 2014 ganhou uma linha de cintura mais alta e uma caçamba maior, que cresceu oito centímetros na altura, oferecendo mais volume para carga. As novas lanternas traseiras foram colocadas em uma posição mais elevada e invadindo a lateral. No conjunto a impressão é que a pick-up cresceu, ficou mais elevada, encorpada e robusta.

Além das alterações visuais, uma série de detalhes externos e internos, também foi adicionada à linha Strada 2014: abertura elétrica da tampa do combustível; porta escada; novo vidro traseiro; novo volante para Trekking e Adventure são alguns deles.

A gama do Fiat Strada 2014 será composta por seis versões: três Working (com cabines curta, estendida e dupla) com motorização 1.4 Flex; uma Trekking (com cabine dupla) com propulsor E-torQ 1.6 16V Flex; e duas Adventure (com cabines estendida e dupla) e motor E-torQ 1.8 16V Flex.

Há13 anos a Strada é líder absoluta entre as pickups compactas, além de ser o comercial leve mais vendido do mercado brasileiro.

Com a terceira porta? do lado direito? para a versão Cabine Dupla, a Strada passa a ser a única pickup compacta do mundo a ter uma porta voltada para os passageiros do banco traseiro.

A terceira porta reversa (que abre para a frente), colocada do lado direito, tem uma maçaneta especial, que fica localizada na parte interna do vão da porta com acionamento duplo, o que facilita o funcionamento tanto pelo lado interno quanto pelo lado externo do carro. Ela só pode ser aberta após a abertura da porta dianteira. O mecanismo (ou maçaneta) fica escondido no batente da porta e inacessível quando a porta da frente está fechada. Uma solução que visa a segurança, ressaltou De Maria.

A chegada da terceira porta eliminou a coluna central do lado direito, o que permitiu ganho de espaço para o acesso ao banco traseiro em cerca de 100%. Anteriormente, o espaço disponível para entrada de passageiros na parte traseira do seu interior era de 0,5 m2, área que cresceu para um m2 com a nova configuração. Essa solução também aumenta a segurança do passageiro, já que o embarque e desembarque desses ocupantes são feitos exclusivamente pelo lado da calçada.

(foto: Divulgação)
(foto: Divulgação)
A Fiat garante que a eliminação da coluna do lado do passageiro não prejudica o nível de segurança do carro. “Todos os cálculos foram feitos no sentido de manter a integridade dos passageiros e de proporcionar uma maior rigidez torcional do conjunto”, garante De Maria. Os reforços no teto e no assoalho garantem a mesma segurança do modelo atual e o carro passou e foi aprovado em testes de impacto laterais, informou. O modelo ainda não passou pelo crivo do LatinNcap.

Com o maior espaço de carga na caçamba o Strada 2014 passa a ser a picape compacta com a maior capacidade volumétrica do mercado, anunciou a montadora.

O Fiat Strada cresceu oito centímetros em altura. Em relação à caçamba anterior houve um incremento de quase 18% na capacidade do volume de carga. A versão com Cabine Curta pode, agora, levar cerca de 120 litros a mais de volume de carga. A Cabine Estendida ganhou mais 110 litros de capacidade e a Cabine Dupla foi beneficiada com mais 100 litros no seu volume total.

Internamente o Fiat Strada ganhou novo volante (nas versões Trekking e Adventure) e pomo do câmbio e manopla freio de mão na cor preta. As versões com Cabine Dupla também ganharam quatro novos porta-objetos, e a versão Adventure recebeu quadro de instrumentos com nova grafia. Além disso, a Adventure equipada com câmbio Dualogic Plus pode vir com volante multifuncional forrado em couro, com a opção de mudanças de marchas por meio de borboletas. “A versão top da gama também vem de série com rodas de liga leve com aro de 16”.

As três motorizações da picape Strada estão divididas de acordo com a versão de acabamento. A Working vem equipada com o motor Fire 1.4 Flex, com potência de 85 cv (gasolina) e 86 cv (etanol) e torque de 12,4 kgfm (gasolina) e 12,5 kgfm (etanol). Os modelos Trekking dispõem da tecnologia E-torQ, que desenvolve potência de 115 cv (gasolina) e 117 cv (etanol) e torque de 16,2 kgfm (gasolina) e 16,8 kgfm (etanol). Para a Adventure está reservada a motorização mais potente: a E-torQ 1.8 16V com potência de 130 cv (gasolina) e 132 cv (etanol) e torque de 18,4 kgfm (gasolina) e 18,9 kgfm (etanol).

Os novos preços da linha Strada sofreram reajustes em relação à linha 2013, mas se considerarmos os novos acessórios e itens de série que foram incorporados representam até uma redução, explicou Lélio Ramos, diretor comercial da Fiat.

(foto: Divulgação)
(foto: Divulgação)
Novos preços sugeridos do Fiat Strada:


  • Strada Working 1.4 cabine curta – Passou de R$ 32.520 para R$ 33.750
  • Strada Working 1.4 cabine estendida – Passou de R$ 35.670 para R$ 36.870
  • Strada Working 1.4 cabine dupla – Passou de R$ 41.280 para R$ 42.330
  • Strada Trekking 1.6 cabine dupla - Passou de R$ 46.560 para R$ 48.360
  • Strada Adventure 1.8 16V cabine estendida – Passou de R$ 48.980 para R$ 49.480
  • Strada Adventure 1.8 16V cabine dupla – Passou de R$ 53.210 para R$ 54.360

Equipamento que somente a picape Strada dispõe, o diferencial blocante Locker? dispositivo mecânico que tem a função de dividir e distribuir igualmente o torque entre as rodas motrizes?, chegou à linha Adventure e agora passa a ser disponível também para a versão Trekking.

O câmbio automatizado Dualogic Plus passa a estar disponível para as duas versões Adventure? Cabine Estendida e Cabine Dupla.

Para quem ainda não está satisfeito com o conteúdo a Fiat oferece um extenso leque de alternativas de personalização. O Strada conta com cerca de 40 acessórios que podem colaborar para melhorar visual, qualidade, desempenho e segurança do usuário. Entre os principais, destacam-se os acessórios Mopar: novo extensor de caçamba com dupla função, que inclui rampa de acesso; central multimídia completa com GPS, TV, câmara de ré, DVD player, MP3 e Bluetooth.

Com 51% do mercado o Strada é líder de mercado, tendo como principal rival o Saveiro da Volkswagen. Com a chegada da linha 2014 e a novidade da terceira porta para a cabine dupla, a expectativa da Fiat é aumentar as vendas de forma a atingir a capacidade máxima de produção de 700 unidades por dia, revela Ramos. Hoje a produção é de 540 unidades dias.

Com esse lançamento Ramos espera que o impacto em vendas seja similar ao ocorrido com o lançamento da versão cabine estendida. Na época conseguimos triplicar o volume de vendas, lembra.

A linha 2014 do Fiat Strada passa a ser vendida a partir de 25 de outubro, quando no fim de semana será colocada no ar a campanha de lançamento.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade