Publicidade

Estado de Minas TURISMO

Destinos lembram a influência negra no país


postado em 21/11/2013 12:53

Aproveitando o mês da Consciência Negra, vale destacar os principais destinos turísticos que mostram a influência da cultura afrodescendente no país. Entre os inúmeros roteiros, os mia sprocurados são Salvador (BA), a cidade com mais negros do mundo fora da África, e a Serra da Barriga (AL), de onde o líder Zumbi dos Palmares liderou o maior quilombo brasileiro. Neste local, foi criado, em 1985, o Parque Memorial Quilombo dos Palmares, que recria o ambiente da antiga República dos Palmares, berço da resistência negra.

"O turismo cultural mantém viva a nossa história. É um segmento que deve ser estimulado e protegido pelo país", diz o ministro do Turismo, Gastão Vieira. O ministério está investindo em ações de apoio ao turismo étnico, como melhoria na infraestrutura no Parque Memorial Quilombo dos Palmares e a criação de roteiro turístico que inclui a comunidade Kalunga do Engenho II, na Chapada dos Veadeiros. Essa é a maior comunidade quilombola em área de preservação.

Os traços da cultura africana podem ser notados em inúmeras manifestações da cultura brasileira, como a música popular, a religião, a culinária, o folclore e as festas populares. Os estados mais influenciados pela cultura de origem africana foram Maranhão, Pernambuco, Alagoas, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul.

A culinária baiana é uma das que mais absorveu a influência dos escravos, especialmente em seus pratos típicos como o acarajé, o caruru, o vatapá e a moqueca, que são preparados com azeite-de-dendê, extraído de uma palmeira africana trazida ao Brasil em tempos coloniais. A feijoada brasileira, um prato típico do Brasil, é citada como tendo sido criada em senzalas.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade