Publicidade

Estado de Minas TECNOLOGIA

Parque tecnológico de Belo Horizonte será ampliado


postado em 19/11/2013 15:15 / atualizado em 19/11/2013 18:03

Pouco mais de um ano após sua inauguração, o Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-Tec) — construído pelo Governo de Minas em parceria com outros órgãos — dá mais um passo importante para impulsionar a atração e o surgimento de novas empresas de tecnologia. Com a publicação no jornal Minas Gerais do edital de licitação, tem início a expansão do BH-Tec, que deve receber novos edifícios, por meio de Parceira Público-Privada (PPP). Os investimentos a serem feitos no edifício de 18 andares podem chegar a R$ 172 milhões. Outros prédios serão construídos à medida que forem sendo ocupados.

Segundo o secretário interino de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Evaldo Vilela, Minas Gerais, mais uma vez, sai na frente com a PPP para a construção de ambientes de inovação. Vilela destaca, ainda, o trabalho intenso do BH-Tec, da Sectes e do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) para adequar o edital a uma realidade inédita no Brasil. "A Sectes chegou a encaminhar pessoal especializado para conhecer a realidade dos Estados Unidos, e a experiência americana foi fundamental para chegarmos ao formato apresentado às construtoras brasileiras, através desse edital", explicou.

A área total do Parque Tecnológico de Belo Horizonte é de 535 mil metros quadrados, onde foi erguido o prédio institucional do BH-Tec e toda a infraestrutura para uma sequência de ocupação nos próximos anos. A nova oportunidade é conhecida como fase II do BH-Tec e prevê a construção de cinco edifícios e uma praça de convivência em uma área de 207 mil metros quadrados. O projeto de expansão total do parque prevê no futuro a construção de 12 torres. “Temos de verticalizar, pois lá é uma área nobre para empresas de tecnologia, e principalmente por estar ao lado da UFMG, considerado um centro de excelência do conhecimento”, assegura Vilela.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade