Publicidade

Estado de Minas COPA 2014

Chile escolhe Toca da Raposa II como centro de treinamento

Após a Argentina ter escolhido a Cidade do Galo, agora é a vez dos chilenos optarem por Minas para os preparativos para o mundial do próximo ano


postado em 11/12/2013 16:32 / atualizado em 11/12/2013 16:39

Belo Horizonte será a casa de outra seleção latino-americana na Copa do Mundo de 2014. A equipe chilena, comandada por Jorge Sampaoli, acertou a permanência na Toca da Raposa II durante o mundial do ano que vem. A informação foi confirmada pela diretoria do Cruzeiro Esporte Clube, dono do centro de treinamento. No dia 23 de outubro, a Argentina já havia definido a Cidade do Galo como sede para seu treinamento em 2014.

Para o secretário de estado extraordinário da Copa do Mundo, Tiago Lacerda, as escolhas das duas equipes dos países vizinhos são fundamentais para o estado. “É uma grande vitória para Minas Gerais ter duas seleções sul-americanas, Argentina e Chile, numa Copa a ser realizada na América do Sul. Essas escolhas vão trazer muitos benefícios turísticos, econômicos e de promoção internacional do estado. Tudo isso mostra que nossa preparação para receber as seleções foi exitosa em termos de logística, estrutura e de segurança. Temos ainda que agradecer aos clubes que também vão se beneficiar com a chegadas dessas seleções”, destaca o secretário.

O governador Antonio Anastasia comemorou a decisão da equipe chilena pela permanência na capital mineira: “A escolha da seleção do Chile por Belo Horizonte como local de sua base de preparação demonstra, mais uma vez, o preparo e as boas condições da infraestrutura oferecida em nossa capital para hospedar as grandes seleções que virão ao Brasil na Copa do Mundo de 2014. Em nome de todos os mineiros, dou as boas-vindas à seleção chilena, que certamente será bem acolhida com a costumeira hospitalidade dos mineiros”.

Minas Gerais oferece ainda estruturas hoteleira e esportiva às seleções em outras quatro cidades selecionadas pela Fifa: Ipatinga (Estádio João Lamego/Hotel San Diego), Juiz de Fora/Matias Barbosa (Estádio Radialista Mário Helênio/Haras Morena), Sete Lagoas (Arena do Jacaré/JN Resort) e Uberlândia (Complexo Virgílio Galassi/Hotel San Diego).

A seleção chilena se hospedou na Toca da Raposa II em abril deste ano, quando empatou em 2 a 2 no amistoso contra o Brasil, no Mineirão. Desde então, Jorge Sampaoli, técnico da equipe chilena, não poupa elogios ao Centro de Treinamento do Cruzeiro, o que gerou várias especulações na imprensa chilena sobre a escolha de Belo Horizonte como sede da equipe, no início de novembro.

Na Copa de 2014, o Chile foi sorteado no Grupo B e, durante a fase de grupos, enfrentará a Austrália, em Cuiabá; a Espanha, no Maracanã, e a Holanda, no Itaquerão. Belo Horizonte receberá quatro confrontos nessa fase, todos em junho: Colômbia e Grécia (14), Bélgica e Argélia (17), Argentina e Irã (21), Costa Rica e Inglaterra (24).

Turismo

Os chilenos estão entre os turistas da América Latina que mais visitam Minas Gerais. De 2008 para 2012, o desembarque destes estrangeiros no estado cresceu 106%. No ranking, os argentinos ocupam o primeiro lugar, seguidos da Venezuela, Colômbia, Uruguai, Equador, Peru e Chile. Os dados são do  Observatório do Turismo em Minas Gerais.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade