Publicidade

Estado de Minas SAúDE

Hepatite A e HPV passam a fazer parte do calendário de vacinação


postado em 03/12/2013 11:47

Duas novas vacinas entrarão para o Calendário Nacional de Vacinação a partir de março de 2014. A vacina contra o vírus do papiloma humano (HPV) deverá ser ministrada em três doses em todas as meninas de 11 a 13 anos. Já a vacina contra a hepatite A estará disponível em dose única para todas as crianças de 12 meses até menores de dois anos.

O vírus HPV é um dos principais fatores de risco que levam ao surgimento do câncer de colo de útero. Segundo dados do Ministério da Saúde, no Brasil este é o segundo tipo de câncer mais frequente em mulheres. Mesmo tendo alta incidência, a doença possui forte potencial de prevenção e cura, quando diagnosticada precocemente.

De acordo com Márcia Regina Cortez, diretora de Vigilância Epidemiológica da secretaria de estado de Saúde de Minas Gerais, a vacinação contra o vírus HPV será importante aliada no trabalho de prevenção do câncer: “O objetivo da vacinação é ser auxiliar na prevenção ao câncer de colo de útero, trabalhando como aliada ao exame e às ações educacionais”.

A vacinação contra a hepatite A também deverá começar a partir do ano que vem, mas ainda sem data específica. Essa é uma doença infecciosa aguda causada pelo vírus VHA e que afeta o fígado. Sua transmissão está diretamente relacionada às condições de saneamento básico e higiene pessoal. “A hepatite A pode ser uma doença silenciosa e que atinge um índice alto de crianças. A vacinação vem integrar o combate às hepatites virais”, afirma Márcia Cortez.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade