Publicidade

Estado de Minas CONTRA O FOGO

Corpo de Bombeiros de Minas mostra a força da autobomba

Veículo adquirido em 2005 é importante reforço em ocorrências de resgate e combate a incêndios, e chega a alcançar 54 metros de altura


postado em 24/01/2014 15:31

Homens treinados auxiliados por equipamentos modernos e eficientes. Essa combinação é a garantia de sucesso do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG). Recentemente o incêndio no centro de convenções Expominas, em Belo Horizonte, serviu para mostrar a habilidade desses soldados heróis. O espaço multiuso foi atingido pelo fogo e uma das imagens mais marcantes foi a de um militar em cima de um caminhão, em pleno combate, já que as chamas atingiram o teto do local. O veículo usado para alcançar as chamas se chama autobomba plataforma escada, e foi adquirido pelos Bombeiros em 2005, com recurso da taxa de incêndio.

Essa autobomba possui uma bomba de água mais potente em relação às demais viaturas do CBMMG, com um jato de água que pode atingir até 30 metros, além de atingir uma altura de 54 metros, o equivalente a um prédio de 18 andares.

De acordo com o subcomandante do 3º Batalhão de Bombeiros, Sérgio Ferreira, a atuação foi rápida e coordenada. “A autobomba facilitou sobremaneira a definição da melhor estratégia para combate ao incêndio no Expominas, por causa da plataforma de observação elevada e visualização precisa do cenário que encontramos. Num segundo momento, ela foi utilizada também para combate pontual dos principais focos e também para movimentação segura das equipes no teto da edificação vizinha”, explica.

Integrante de uma frota de 1.050 viaturas, a autobomba plataforma escada tem em sua base um caminhão de fabricação alemã, com motor de 500 cavalos. Já a escada, que é acoplada a ele, foi importada da Finlândia e apresenta características que garantem mais segurança e agilidade nos combates a incêndios e resgate de vítimas. A viatura permite o resgate de até 12 pessoas simultaneamente, colocadas em um cesto e ao longo da escada.

Além de potência, a autobomba apresenta também outras funcionalidades como uma câmera que monitora toda a operação, proporcionando um combate mais efetivo e maior segurança para a equipe, além de um motor auxiliar que permite ao equipamento manter-se em atividade, em caso de alguma pane elétrica que dificulte o recolhimento da escada. Há previsão de aquisição de outro veículo como esse, no valor de R$ 2,5 milhões, e com possibilidade de atingir 34 metros de altura.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade