Publicidade

Estado de Minas METEOROLOGIA

Cidades mineiras recebem pluviômetros

Ao todo serão entregues 107 equipamentos em todas as regiões do Brasil, sendo 18 apenas para municípios de Minas Gerais. Os aparelhos ajudam a medir a quantidade de chuva e prevenir tragédias


postado em 25/02/2014 14:28

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (Cemaden) vai entregar, até março, 107 pluviômetros semiautomáticos a municípios de todas as regiões do Brasil. Só para no estado de Minas Gerais são cinco cidades que vão receber 18 equipamentos: três em Ibirité, um em Itabira, um em Novo Cruzeiro, dez em Ouro Preto e três em Teófilo Otoni. Até o momento, 70 aparelhos fornecidos pelo Cemaden estão em funcionamento em 23 municípios mineiros.

Os pluviômetros medem a quantidade de chuvas e são instalados em áreas de risco, sujeitas a inundações, enxurradas e/ou deslizamentos de terra.  A iniciativa de entrega dos aparelhos faz parte do projeto Pluviômetros nas Comunidades, do Cemaden, anunciado em dezembro de 2012, quando o órgão federal adquiriu 1100 equipamentos, para serem distribuídos por todo o país.

 “As comunidades precisam estar preparadas para conviver com o risco de desastres naturais”, explica Silvia Saito, pesquisadora do Cemaden. “O pluviômetro pode ser um importante aliado para que os moradores em áreas de risco possam monitorar as chuvas e aumentar sua capacidade de resposta.”

Esses aparelhos são chamados de semiautomáticos porque devem ser operados por grupos locais especialmente treinados por equipes do Cemaden e da Defesa Civil. Assim, agentes comunitários indicados pela prefeitura recebem orientações de como proceder em situações de alerta.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade