Publicidade

Estado de Minas PATRIMôNIO

Você já visitou o Parque da Serra do Curral?

Com 400 mil m² de área, a área de preservação atrai muitos visitantes que buscam o prazer da caminhada com a vista da cidade de Belo Horizonte ao fundo


postado em 13/03/2014 16:30

Fauna e flora diversificadas, cerca de 1.300 metros de altitude, oito mirantes e uma vista privilegiada de Belo Horizonte e das cidades do seu entorno. Essas são algumas das características do Parque da Serra do Curral, que possui aproximadamente 400 mil m² de área, está localizado no bairro Mangabeiras e é considerado o mais novo cartão-postal da capital.

Desde que foi inaugurado em 8 de setembro de 2012, o parque recebe inúmeras famílias e visitantes interessados em aproveitar o espaço de diversas formas, como fazendo trilhas esportivas, caminhadas ecológicas e piqueniques, ou simplesmente para estar em contato com a natureza. De acordo com o presidente da Fundação de Parques Municipais, Hugo Vilaça, o parque é uma nova opção de lazer para os belo-horizontinos e para os turistas e essencial para a preservação da Serra do Curral, patrimônio tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. “É um diferencial da cidade que deve ser visitado e conhecido por todos”, disse.

Segundo Marta Amélia Lima, funcionária da empresa que realiza a manutenção do parque, cerca de 2.400 pessoas visitam mensalmente o local, incluindo estudantes, pesquisadores, turistas e amantes da natureza. “Para atender todo o público e contribuir com a preservação da área verde, o parque conta com monitores bilíngues e 38 funcionários brigadistas (profissionais treinados em prevenção de incêndios e primeiros socorros)”, comentou.

Com a aproximação da Copa do Mundo, visitas de turistas estrangeiros tornaram-se recorrentes. No mês de janeiro, por exemplo, uma delegação da Costa Rica esteve na cidade e também aproveitou para conhecer a Serra do Curral. “Eles ficaram encantados com a vista. Fizeram gravações e fotos. Vieram duas vezes aqui”, conta Marta.
Assim como os costa-riquenhos, oito jornalistas, argentinos, uruguaios e chilenos, estiveram em Belo Horizonte recentemente e não deixaram de prestigiar as belezas deste cartão postal. Acompanhados pelo presidente da Fundação de Parques Municipais, aproveitaram a privilegiada vista proporcionada pelos mirantes do parque para admirar a capital mineira e registrar o que viram.

Para o belo-horizontino e desembargador Alberto Deodoro Neto, a visita ao parque lhe rendeu uma grata surpresa. “Fico orgulhoso de ser belo-horizontino nessa hora, porque não poderia imaginar que, aqui na nossa cidade, houvesse um serviço de tal envergadura”, elogiou. O desembargador encaminhou por escrito elogios à Fundação de Parques Municipais, depois de visitar o local acompanhado por um senhor norte-americano. Alberto ressaltou todo o auxílio e atenção que receberam durante o passeio.

Trabalhos científicos

Espaço com formação típica do conjunto que compõe o Quadrilátero Ferrífero, o Parque da Serra do Curral, que está situado em uma região de transição entre a mata atlântica e o cerrado, também é muito procurado por pesquisadores e estudantes para o desenvolvimento de trabalhos científicos. Sua riqueza de fauna e flora atraem biólogos, geógrafos e estudiosos do assunto, como é o caso da estudante de Ciências Biológicas da PUC Minas, Renata Belizário, de 21 anos.

Desde março de 2013, ela realiza o levantamento de líquens no Parque da Serra do Curral. A pesquisa teve como base nove coletas e os resultados estão em andamento. “Nas três primeiras coletas que fiz, pude observar líquens dos gêneros Parnotrema e Hypotrachyna e muitos da família Parmeliaceae. Os líquens vermelhos, indicadores de umidade, também encontrados no parque, encantam os visitantes”, conta Renata.

Serviço

Onde: Parque da Serra do Curral
Endereço: av. José do Patrocínio Pontes 1.701, Mangabeiras, Belo Horizonte
Funcionamento: terça a domingo das 8h às 17h
Entrada gratuita
Informações: (31) 3277-8120

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade