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Estado de Minas VEíCULOS

Volvo cria sistema para motoristas receberem encomendas em seus carros

Método inovador usa uma chave digital, que gera um código que só vale uma vez, ou seja, fica inativo após o entregador ter acesso ao interior do carro e deixar o pacote


postado em 05/03/2014 11:48

Durante o Mobile World Congress, em Barcelona, Espanha, a Volvo Cars apresentou uma tecnologia inédita na indústria automotiva. Trata-se do primeiro sistema de entregas de encomendas que permite o recebimento do produto no carro da pessoa que fez o pedido. O serviço, apresentado de forma experimental, permite que os consumidores recebam seus pedidos diretamente nos carros, não importa onde eles estejam estacionados. Por meio de uma chave digital (código), é possível transformar o carro em ponto de retirada e entrega de encomendas.

O sistema permite que o proprietário do carro o escolha como o ponto de entrega de encomendas, quando faz uma compra online. Por meio de um smartphone ou tablet, ele é informado quando a companhia de entregas quer fazer a entrega ou retirar algo no veículo.

Aceitando a entrega, o proprietário, por meio do aplicativo, libera uma chave digital para abrir e fechar o carro. Quando a entrega é finalizada, a chave digital deixa de existir. O sistema é baseado no aplicativo Volvo on Call, que, dentre outras funcionalidades, permite a abertura e fechamento do carro e informa a localização e a quantidade de combustível no tanque, por meio do telefone.

“Transformando o carro em um ponto de entrega e retirada de encomendas, nós resolvemos uma série de problemas, já que podemos entregar as encomendas diretamente para as pessoas, não em lugares. Os consumidores que participaram do teste indicaram que o serviço economizou tempo na vida deles. Agora, estamos estudando os outros usos que podemos ter para a tecnologia de chaves digitais e os benefícios que podemos trazer para os consumidores", explica Klas Bendrik, CIO da Volvo Car Group.

A tecnologia foi testada durante um programa da Volvo com 100 pessoas, sendo que 86% delas concordaram que a entrega remota permitiu uma economia de tempo. Segundo a montadora, a ideia é revolucionar o conceito de “carro conectado à nuvem”, para os próximos anos.

“Tudo gira em torno de encontrar soluções que são intuitivas e fáceis de usar, criando benefícios para nossos consumidores. A parte mais importante é transformar esses complexos e avançados sistemas em algo fácil de entender para qualquer pessoa, mesmo que ela esteja ao volante. Entregas diretamente no carro são apenas um exemplo disto”, completa Klas Bendrik.

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