Publicidade

Estado de Minas TECNOLOGIA

Aplicativos para celular permitem acessar computador à distância

Quem tem um smartphone ou tablet pode controlar o PC pela internet, sem precisar estar próximo a ele


postado em 25/04/2014 10:08

Aplicativos de acesso remoto a PC's e Mac's estão na moda entre aqueles que querem deixar de usar cabos(foto: Divulgação)
Aplicativos de acesso remoto a PC's e Mac's estão na moda entre aqueles que querem deixar de usar cabos (foto: Divulgação)
Uma das práticas mais comuns entre os profissionais de tecnologia é o chamado acesso remoto, que permite controlar computadores mesmo à distância. O recurso, que antes só era possível a partir de outro computador, se tornou popular entre os usuários leigos, e, hoje, pode ser utilizada até mesmo através de dispositivos móveis, como smartphones e tablets.

Um exemplo disso é o lançamento recente do Chrome Remote Desktop, aplicativo do Google que permite aos usuários do sistema operacional Android ter acesso a computadores, sem a necessidade de utilizar o cabo USB. Com isso, o controle total do PC é feito a partir do smartphone ou tablet, sendo possível, por exemplo, criar pastas e excluir ou incluir arquivos.

Para usar o recurso, é necessário que, tanto o smartphone quanto o computador que será acessado, tenham o aplicativo instalado. Vale lembrar que, para se evitar o acesso de pessoas não-autorizadas, as empresas recomendam o uso de uma senha segura, incluindo símbolos como @, $ ou &.

iOS e Windows Phone

Antes mesmo de o Google lançar seu aplicativo oficial para acesso remoto a computadores desktop, outras opções já estavam disponíveis, não só para o sistema Android, mas também para o iOS e para o Windows Phone. Uma ótima opção para quem tem iPhone, iPad, ou outro smartphone ou tablet, é o TeamViewer, que tem funcionamento bem parecido como o Chrome Remote Desktop.

Esse aplicativo, na verdade, já era utilizado por técnicos em computadores há bastante tempo. Sua principal característica é adaptar a qualidade do acesso às restrições de velocidade de internet do usuário. Com isso, mesmo que sua conexão não seja boa, será possível conectar ao PC, mas a interface apresentada terá uma qualidade visual mais baixa.

Caminho inverso

É possível também acessar celulares e tablets através de um computador, sem a necessidade de utilizar cabos. Para o Android, um dos programas mais utilizados é o AirDroid, que permite, entre outras ações, transferir arquivos por meio de uma rede WiFi. Para iPhone ou iPad, a opção mais conhecida é o Soluto. E, para Windows Phone, existe o Windows Phone App for Desktop, aplicativo oficial da Microsoft.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade