Publicidade

Estado de Minas BELEZA

Saiba quais são os erros mais comuns ao cuidar dos cabelos

Especialista mostra os cuidados que se deve ter com a escova, a coloração, o corte, o relaxamento, a reparação e até mesmo a hidratação


postado em 21/04/2014 16:33

Pequenos erros na hora de cuidar dos cabelos podem causar efeitos contrários ao resultado desejado. O segredo, muitas vezes, não está em determinado produto, preço ou marca, mas na forma de usá-lo e, principalmente, na maneira correta de realizar alguns procedimentos, como uma simples escova, por exemplo.

Para as mulheres que desejam manter a saúde dos cabelos, mas têm dúvidas sobre quais os cuidados que se deve ter, principalmente quando o tratamento é realizado em casa, a hair stylist Patrícia Carvalho mostra quais são os seis erros mais comuns. Confira:

Escova - escovar os cabelos em casa, principalmente quando se usa a chapinha, pode comprometer totalmente a saúde dos fios. Após lavar os cabelos, o desembaraçar deve ser devagar, iniciando das pontas para cima. É imprescindível, ainda, o uso de um protetor térmico, pois sem ele os fios ficarão no mínimo 40% mais desidratados, perdendo gradativamente brilho e elasticidade(foto: FreeDigitalPhotos.net)
Escova - escovar os cabelos em casa, principalmente quando se usa a chapinha, pode comprometer totalmente a saúde dos fios. Após lavar os cabelos, o desembaraçar deve ser devagar, iniciando das pontas para cima. É imprescindível, ainda, o uso de um protetor térmico, pois sem ele os fios ficarão no mínimo 40% mais desidratados, perdendo gradativamente brilho e elasticidade (foto: FreeDigitalPhotos.net)


Coloração - a escolha da coloração apenas pela visualização das fotos na caixinha do produto é um erro muito comum. A coloração, quando feita em cabelos virgens ou com outra coloração, deve respeitar algumas regras, por exemplo: nenhuma tonalidade tem o poder de clarear outra coloração e os cabelos virgens clareiam muito mais rápido próximo ao couro cabeludo. Por esses e outros motivos, a aplicação deve ser feita por um profissional. Apenas em caso de retoque orientado pode ser realizada em casa(foto: Internet/Reprodução)
Coloração - a escolha da coloração apenas pela visualização das fotos na caixinha do produto é um erro muito comum. A coloração, quando feita em cabelos virgens ou com outra coloração, deve respeitar algumas regras, por exemplo: nenhuma tonalidade tem o poder de clarear outra coloração e os cabelos virgens clareiam muito mais rápido próximo ao couro cabeludo. Por esses e outros motivos, a aplicação deve ser feita por um profissional. Apenas em caso de retoque orientado pode ser realizada em casa (foto: Internet/Reprodução)


Corte - escolher o corte baseado em uma foto é outro erro comum. O que devemos considerar é a praticidade, saber qual o hábito da dona das madeixas. Outro ponto importante é saber se a imagem que a pessoa deseja fala a verdade sobre sua personalidade ou seu momento de vida. No caso de um momento importante na vida profissional, por exemplo, o corte deve passar credibilidade, força e energia(foto: FreeDigitalPhotos.net)
Corte - escolher o corte baseado em uma foto é outro erro comum. O que devemos considerar é a praticidade, saber qual o hábito da dona das madeixas. Outro ponto importante é saber se a imagem que a pessoa deseja fala a verdade sobre sua personalidade ou seu momento de vida. No caso de um momento importante na vida profissional, por exemplo, o corte deve passar credibilidade, força e energia (foto: FreeDigitalPhotos.net)


Relaxamento - a troca aleatória de tipo de produto pode provocar uma quebra nos fios de cabelo. Os defrizzantes, por exemplo, são produtos que mudam muito a estrutura do fio. Portanto, para fazer a mudança o produto deve ser de mesma base como: amônia, cálcio e lithium. Isso também vale para as escovas alisantes(foto: FreeDigitalPhotos.net)
Relaxamento - a troca aleatória de tipo de produto pode provocar uma quebra nos fios de cabelo. Os defrizzantes, por exemplo, são produtos que mudam muito a estrutura do fio. Portanto, para fazer a mudança o produto deve ser de mesma base como: amônia, cálcio e lithium. Isso também vale para as escovas alisantes (foto: FreeDigitalPhotos.net)


Hidratação - as linhas de manutenção devem ser adotadas conforme a necessidade de cada etapa dos cabelos. É importante saber, por exemplo, se os cabelos são ou estão secos, se a pessoa usa o que é recomendado para cada tipo de cabelo, como os produtos para fios quimicamente tratados, com coloração ou mechas. Pequenas mudanças de hábito transformam os cabelos(foto: Internet/Reprodução)
Hidratação - as linhas de manutenção devem ser adotadas conforme a necessidade de cada etapa dos cabelos. É importante saber, por exemplo, se os cabelos são ou estão secos, se a pessoa usa o que é recomendado para cada tipo de cabelo, como os produtos para fios quimicamente tratados, com coloração ou mechas. Pequenas mudanças de hábito transformam os cabelos (foto: Internet/Reprodução)


Óleos reparadores - usar chapinha com óleos é, literalmente, fritar os cabelos. Os fios, certamente, ganharão aspecto fosco e caimento artificial, tipo ponta de agulha. O uso deste produto, quando adequado, minimiza pontas duplas, diminuem o frizz, oferecendo mais peso e alinhando as cutículas, o que confere mais brilho(foto: Internet/Reprodução)
Óleos reparadores - usar chapinha com óleos é, literalmente, fritar os cabelos. Os fios, certamente, ganharão aspecto fosco e caimento artificial, tipo ponta de agulha. O uso deste produto, quando adequado, minimiza pontas duplas, diminuem o frizz, oferecendo mais peso e alinhando as cutículas, o que confere mais brilho (foto: Internet/Reprodução)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade