Depois de perícia técnica terceirizada, a Construtora Cowan reconheceu que houve falha no projeto executivo do viaduto Guararapes, que desabou em uma movimentada avenida da região da Pampulha, em Belo Horizonte, matando duas pessoas. O laudo mostra que o projeto, que teve aval da prefeitura, não previu o uso de aço suficiente para aguentar o peso demandado.
A queda do viaduto ocorreu no dia 3 deste mês, na avenida Pedro I, uma das vias de acesso ao aeroporto de Confins e ao estádio Mineirão. No acidente, morreram duas pessoas e 23 ficaram feridas. Foram atingidos micro-ônibus, um carro e dois caminhões.
Em entrevista concedida nesta tarde, a construtora responsável pelas obras do viaduto recomendou que o local continue isolado, já que a segunda alça foi concebida e executada com as mesmas falhas da alça que desmoronou no início do mês.
Na entrevista, Catão Francisco Ribeiro, responsável pela perícia técnica da obra, recomendou a implosão da outra alça do viaduto. "O projeto executivo estrutural da fundação e do bloco do Pilar P3 foi equivocado e não atende aos esforços solicitantes previstos para a situação construtiva da obra", esclarece a nota da construtora.
O viaduto estava em fase de acabamento e seria entregue no final deste mês.
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Viaduto Guararapes caiu devido a falha no projeto
Isso é o que apontou o laudo apresentado pela construtora Cowan, responsável pelas obras de infraestrutura da av. Pedro I, em BH
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