Publicidade

Estado de Minas PET

Inflamação no ouvido do cachorro pode até causar surdez

Os donos devem dar atenção especial às raças mais peludas, em que os pelos tampam os ouvidos, pois, após o banho ou natação, se não forem secos de forma correta, podem acabar inflamados, com otites


postado em 07/08/2014 14:42

A otite é uma das doenças inflamatórias mais comuns nos cachorros, principalmente naqueles que possuem orelhas pendulares, peludas e/ou caídas, que são mais propensas à umidade e contribuem para o surgimento de bactérias e fungos. O problema gera dor e desconforto ao animal e, caso se agrave, pode levar até à surdez.

De acordo com a médica veterinária Cláudia de Melo, proprietária do Centro Médico Animal, a otite é mais comum em cães não só pela anatomia do canal auditivo, que, geralmente, é mais longo e tortuoso, mas também devido ao modo de vida desses pets. "Cachorros gostam de brincar com água e de nadar, já os gatos, não", diz.  Segundo ela, o problema é corriqueiro em animais que tomam banho em casa sem os devidos cuidados, e que têm muitos pelos nos ouvidos. Isso acaba contribuindo para o abafamento do canal auditivo e, com a pouca ventilação, a água leva à inflamação do local.

As raças mais predispostas à inflamação são o cocker, que tem orelhas compridas e bem caídas, o pastor alemão, cujos canais auditivos são muito longos, o poodle e os terriers, pela quantidade excessiva de pelos no ouvido. No sharpei também é corriqueira, em função de a raça ter os canais muito tortuosos.

Quanto aos sintomas, Cláudia alerta que é preciso que os donos fiquem atentos a pequenos sinais. "O cão sente muita dor nos ouvidos, balança a cabeça excessivamente, coça e esfrega a orelha nos lugares. Pode haver ainda um odor forte na região auditiva", explica.  Como consequência da dor, o animal tem falta de apetite, prostração, perda de peso e queda da qualidade de vida. Se não tratada por completo e com rapidez, a inflamação pode atingir estruturas mais internas podendo levar até mesmo à surdez.

Prevenção

Para evitar a inflamação nos ouvidos de seu cãozinho, de acordo com a especialista, é recomendável fazer a limpeza do aparelho auditivo do animal semanalmente, com produtos veterinários específicos, evitar brincadeiras e atividades na água – para as raças mais sucetíveis ao problrma – e sempre levá-lo para tomar banho em pet shop de confiança, onde são feitos todos os procedimentos de cuidado com os ouvidos e a pele.

Em caso de banhos dados em casa, deve-se proteger os ouvidos com algodão impermeável e, após secá-lo completamente, lembrar de sempre fazer a limpeza do canal auditivo com produtos específicos.

O tratamento da otite nunca deve ser feito em casa, sem passar pela avaliação de um médico veterinário, que irá identificar o agente causador da inflamação. Após o diagnóstico preciso, o especialista deve considerar o histórico do animal, recorrência, entre outros aspectos. Além de medicamentos, durante o período do tratamento, é necessário limpar o ouvido do animal com produto específico até duas vezes por dia. Em geral, a otite demora de 3 a 6 semanas para ser tratada por completo.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade