Publicidade

Estado de Minas SAúDE

Alergia ao látex pode causar sérios problemas ao organismo

De acordo com um especialista, como não existe tratamento para essa reação alérgica, que foi descoberta há pouco tempo, o jeito é se prevenir, evitando o contato com o material


postado em 16/09/2014 14:08

A alergia ao látex é um problema relativamente novo e que vem atingindo cada vez mais pessoas. Luvas, balões e camisinhas são exemplos de objetos comuns que podem causar reações alérgicas em pessoas sensíveis à substância. Em casos raros, as vítimas dessa doença podem reagir também a elásticos, partes de borracha de brinquedos, chupetas e bicos de mamadeira. Como ainda não existe vacina disponível, o tratamento mais eficaz é o preventivo.

O látex, que é extraído das seringueiras, é processado pela indústria para criar uma variedade de produtos, como luvas e balões para festas de aniversário. Como explica o médico Roberto Souza Lima, especialista em alergia e imunologia, existem dois tipos de reações. "A primeira aparece entre 12 e 36 horas após o contato com o látex e surge mais frequentemente nas mãos. Pode afetar outras partes do corpo também. Apesar de causar muito irritação no local, não há risco para a vida", explica.

Já o segundo tipo de reação, mais grave, causa coceira no corpo, vermelhidão, inchaço dos lábios, espirros, coriza e chiados no peito. Em alguns casos mais graves, pode levar à queda da pressão arterial e sérios problemas respiratórios, como falta de ar. "Se a alergia não for tratada imediatamente, pode ser fatal. O maior perigo de reações graves ocorre quando o látex entra em contato com partes úmidas do corpo, mucosas ou com superfícies internas durante uma cirurgia", alerta o especialista.

Não é só o contato com o produto que pode causar a reação do organismo. O látex também pode ser inalado pelo ar, gerando complicações respiratórias: "Isso acontece porque as partículas produto se aderem ao pó usado para lubrificar as luvas e os balões de borracha. Após ter contato com esses objetos, as substâncias ficam suspensas no ar, podendo ser inaladas ou entrar em contato com o nariz e os olhos".

Detectado o problema, a pessoa sensível deverá evitar o contato com produtos que contenham o látex. É importante informar a família, os médicos, enfermeiras, patrões, professores e funcionários da escola, no caso de crianças. "Se você é alérgico e precisa usar luvas, há várias opções. Dá para substituir por vinil ou látex sintético, por exemplo. No caso das camisinhas, existem os produtos de borracha sintética que têm o mesmo efeito", diz o médico.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade