Publicidade

Estado de Minas SAúDE

Estresse pode causar sobrepeso

O mal é responsável pelo crescimento das células gordurosas, abrangendo mais de 1.400 reações físicas e químicas


postado em 24/09/2014 15:18 / atualizado em 24/09/2014 15:30

A pressão constante associada ao modo de vida em um mundo acelerado tem criado um meio ambiente em que a grande maioria das pessoas sofre de depressão. Além de causar doenças psíquicas bastante conhecidas, como depressão, síndrome do pânico e transtorno de ansiedade, o estresse também está ligado ganho de peso. “Isto porque o elevado nível de cortisol causado pelo estresse é responsável por maior resistência à insulina, gordura abdominal, perda de massa muscular e enfraquecimento imunológico”, explica o médico Fábio Gabas, especialista em medicina preventiva.

Ele explica ainda que o estresse promove o crescimento das células gordurosas, abrangendo mais de 1.400 reações físicas e químicas - o que inclui neurotransmissores moduladores do humor e do sono, que por sua vez, também participam física e emocionalmente no processo de ganho de gordura. A solução para evitarmos o estresse é fortalecer o organismo com uma boa alimentação e exercícios físicos regulares. O consumo de caboidratos, frutas frescas e oleaginosas, sementes e grãos promovem benefícios para todo o corpo e maior resistência ao estresse.

Veja algumas dicas de alimentação saudável

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade