Publicidade

Estado de Minas MEIO AMBIENTE

Parque da Serra do Curral completa dois anos

Além de belas paisagens que seus 10 mirantes proporcionam, o local já inspirou até um casal de namorados a oficializar o pedido de casamento


postado em 12/09/2014 16:21 / atualizado em 12/09/2014 16:38

"Que belo horizonte", diz o papa João Paulo II em sua visita à capital mineira em 1980. Assim como a surpresa do pontífice com a paisagem que se tem da cidade do alto do bairro Mangabeiras, muitos visitantes também se deslumbram com o cenário, ao conhecer o Parque da Serra do Curral – que fica na avenida José do Patrocínio Pontes 1.951. Inaugurado em setembro de 2012, o local completa dois anos encantando turistas de várias regiões do país e até do exterior.

"O parque tem grande importância no cenário turístico e ambiental da capital. Sua paisagem é um incentivo à prática de atividades físicas e um convite à contemplação de pontos importantes, que destacam a beleza de nossa cidade", diz Hugo Vilaça, presidente da Fundação de Parques Municipais de Belo Horizonte.

Além de sua beleza natural, o parque inspira histórias reais e curiosas. Em maio deste ano, o local foi escolhido por um visitante, Gustavo Vilela, para um pedido de casamento um tanto quanto inusitado. Ele já frequentava o local com a namorada, Kátia Anunciação, e já tinham criado um vínculo com a serra. Na data escolhida, ele reuniu amigos e parentes do casal um encontro emocionante. Cartazes levantados pelos convidados descreviam a letra de uma música criada especialmente para os futuros noivos. À medida que Kátia subia os mirantes, novas frases surgiam, até chegar aos seus pais, que seguravam uma faixa com o pedido oficial. A entrega da aliança contou, ainda, com o noivo ajoelhado e declaração emocionada, que contagiou todos os presentes. "Escolhi o Parque da Serra do Curral porque tem uma vista maravilhosa e me transmite muita tranquilidade, característica que reflete muito nosso relacionamento", explica Gustavo.

No alto da serra, o parque incentiva os visitantes para praticarem esportes, contemplarem os recursos naturais e a cidade: é possível avistar pontos como a avenida Afonso Pena, o Parque Municipal, o Jardim Botânico da UFMG, os estádios Mineirão e Independência e a Lagoa da Pampulha, além de municípios como Nova Lima, Contagem e Sabará. Pico do Itabirito, Serra da Piedade, Morro do Pires, Morro do Elefante e Parque Estadual da Serra do Rola Moça também podem ser observados. Ao todo, são 10 mirantes, além de praças de convivência.

Situado em uma região de transição entre a mata atlântica e o cerrado, o parque conta com uma cobertura vegetal de campos rupestres, encontrados nas áreas rochosas da crista da serra. Já a vegetação atlântica é mais expressiva em áreas adjacentes como o Parque das Mangabeiras e à Mata do Jambreiro. A fauna é bastante diversificada, com destaque para as aves. Já foram identificadas mais de 125 espécies, entre as quais campainha-azul, águia-chilena, carrapateiro, coruja-da-igreja, chorozinho-de-chapéu-preto e choca-da-mata. Em janeiro de 2012, o falcão-cauré (Falco rufigularis), nunca antes registrado em Belo Horizonte, foi identificado no parque por um grupo de observadores de aves durante uma visita técnica.

Serviço

Onde: Parque da Serra do Curral
Endereço: av. José do Patrocínio Pontes 1.701, Mangabeiras, Belo Horizonte
Funcionamento: terça a domingo das 8h às 17h
Entrada gratuita
Informações: (31) 3277-8120

(com Ascom/PBH)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade