Publicidade

Estado de Minas ECONOMIA

Dinheiro é uma das principais causas de briga entre casais

Isso é o que mostra uma pesquisa do SPC. O percentual de conflitos aumenta quando os cônjuges têm contas em atraso


postado em 29/10/2014 15:59

Uma pesquisa encomendada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) mostra que muitos casamentos podem acabar em briga, quando o assunto é dinheiro. O estudo ouviu 656 pessoas de todas as capitais brasileiras para analisar a relação que o consumidor tem com as finanças pessoais e revelou que 16,7% dos brasileiros casados declaram que a maneira como eles gastam o próprio dinheiro é motivo de briga dentro de casa.

De acordo com a pesquisa, o percentual de casos de conflitos aumenta de 16,7% para 22,7%, quando analisados somente os casais inadimplentes, ou seja, aqueles que estão com algum tipo de conta em atraso. Ao analisar apenas os entrevistados que estão adimplentes – sem nenhuma dívida – o percentual cai para 10,7%.

Na avaliação do educador financeiro José Vignoli, do portal Meu Bolso Feliz, os números mostram que grande parte dos problemas de relacionamento começa quando o assunto é dinheiro, mas nem sempre isso é percebido claramente pelos casais. "Na maioria dos casos, a situação financeira vem disfarçada nas discussões. Se falta dinheiro para uma saída, o problema pode ser percebido como falta de romantismo. Se não sobra para comprar roupas novas, o problema pode ser entendido como desleixo do parceiro. Se não há verba para levar os filhos ao cinema, então a justificativa é a falta de carinho e de atenção", afirma.

Para Vignoli, o dinheiro é o pano de fundo nas discussões e raramente se mostra de forma clara como o grande causador de conflitos. Além disso, segundo o especialista, o foco das brigas não é somente a falta de habilidade em lidar com os ganhos da família: o excesso de dinheiro também pode se transformar em problema. "Quando a renda do casal é farta, dificilmente os dois chegam a um consenso sobre os hábitos de consumo de um e de outro. O homem reclama dos gastos supérfluos da mulher, que por sua vez, acha que as conquistas do casal estão sendo adiadas pelo desperdício ou pela 'pão durice' do outro, gerando assim mais conflitos", explica o educador.

Disciplina

Segundo a pesquisa do SPC, mais de um terço das pessoas entrevistadas (37,8%) deixam de poupar para realizar um sonho. Essa fato, segundo José Vignoli, é positivo, pois mostra como as pessoas sabem o que querem, mas é preciso executar o planejamento para conseguir conquistar os sonhos. "Muitas vezes, o planejamento vai justamente acusar onde a família precisa enxugar gastos para poupar. Nessa hora é preciso ter disciplina e buscar alternativas que unam a família em torno de um momento alegre e de um projeto desejado", orienta o especialista.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade