Publicidade

Estado de Minas SAúDE

Idosos devem tomar cuidado com a alimentação

Com a idade, a função digestiva fica mais lenta, e alimentos gordurosos ou muito doces podem atrapalhar a absorção de nutrientes


postado em 28/10/2014 11:43

No início de outubro foi comemorado o dia mundial do idoso. Só no Brasil, as pessoas acima de 65 anos representam quase 10% da população – são 20 milhões de brasileiros nessa faixa etária. A partir dessa idade, homens e mulheres precisam tomar alguns cuidados para evitar problemas com a má digestão. Os órgãos passam a funcionar em um ritmo mais lento e, apesar de vermos muitos idosos ativos, o que é um fator positivo, não significa que devem deixar de lado os cuidados básicos entre uma refeição e outra.

"O processo da digestão não muda de acordo com a idade. O que acontece, no caso do idoso, é a lentidão na captação dos nutrientes ingeridos. Isso acontece por que, da mesma forma que a nossa pele, os órgãos também envelhecem. Outro fator que pode contribuir para uma digestão mais lenta é o uso excessivo de medicamentos. Além disso, durante a terceira idade, pode-se apresentar baixa produção dos sucos e ácidos gástricos, também contribuindo para uma digestão mais demorada", explica a nutricionista Vanderlí Marchiori.

Apesar disso, algumas medidas podem facilitar o processo digestivo. Segundo a especialista, sucos ácidos pela manhã e antes das refeições podem ser ótimas opções. Também é possível contar com a natureza: algumas plantas, como a espinheira santa, erva doce e o boldo, ajudam a evitar desconfortos estomacais.

Além da lentidão da digestão causada pela idade, determinados alimentos, em excesso, podem ser muito prejudiciais ao idoso. "As pessoas da terceira idade devem evitar gorduras vindas das carnes, cremes de leite e receitas ricas em açúcar. Esses alimentos aumentam a formação de gases, além de atrapalharem o processo de absorção de nutrientes, que são importantes para o bom funcionamento do corpo, como vitaminas e minerais", afirma a nutricionista.

Em caso de exageros em comemorações ou afins e o consequente surgimento de problemas como enjoo, má digestão e sensação de 'embrulho no estômago', Vanderli Marchiori aconselha o uso de medicamentos fitoterápicos, chás digestivos e alimentação rica em fibras.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade