Publicidade

Estado de Minas MODA

Oscar de la Renta morre aos 82 anos e deixa sua marca no mundo fashion

O estilista lutava há oito anos contra um câncer, e morreu na segunda-feira, dia 20 de outubro, nos Estados Unidos. Ele vestiu celebridades como Jack Kennedy e Hillary Clinton


postado em 21/10/2014 17:34 / atualizado em 21/10/2014 18:00

Se você é uma celebridade e quer chamar a atenção no tapete vermelho, sem perder a elegância, Oscar de La Renta é o nome para se vestir. Dessa forma que o estilista, de 82 anos, que morreu na segunda-feira, dia 20 de outubro, será lembrado. Ele lutou contra um câncer desde 2006. La Renta morreu em sua residência, na cidade de Kent, em Connecticut (EUA). A notícia foi confirmada por sua esposa, Annette de la Renta, ao jornal americano The New York Times.

A advogada Amal Alamuddin usou um vestido de Oscar de la Renta em seu casamento com o ator George Clooney(foto: Annie Leibovitz/Vogue Magazine/Reprodução)
A advogada Amal Alamuddin usou um vestido de Oscar de la Renta em seu casamento com o ator George Clooney (foto: Annie Leibovitz/Vogue Magazine/Reprodução)
Mesmo debilitado, o ícone do mundo da moda trabalhou até o fim de sua vida. Há 15 dias, um casamento chamou a atenção da mídia: a advogada britânica Amal Alamuddin se casou com o ator americano George Clooney, usando um modelo feito sob medida pelo estilista.

Ele também ficou conhecido por ser o favorito das primeiras-damas norte-americanas, como Betty Ford, Nancy Reagan, Hillary Clinton e Laura Bush. Atrizes como Amy Adams, Sarah Jessica Parker e Penélope Cruz estão entre as estrelas de cinema que usavam seus vestidos, especialmente nas noites de gala do Oscar.

Biografia

Oscar de La Renta nasceu na República Dominicana, em 1932. Aos 18 anos, saiu de casa para estudar pintura em Madrid, na Espanha. Ele se apaixonou por moda depois de ser estagiário de outro ícone fashion, Cristóbal Balenciaga, que acabou se tornando seu mentor.

De la Renta começou a carreira profissional nos anos de 1950. No início dos anos 1960, ganhou fama ao vestir a então primeira-dama dos Estados Unidos, Jaqueline Kennedy. No mesmo período, lançou sua própria marca.

O "debut" na alta costura se deu em Paris, em 1993 – para se tornar reconhecido nesse mercado, é preciso abrir um ateliê na capital francesa. Ele foi premiado pelo Coty Awards, escolhido por um seleto júri de jornalistas de moda como o estilista de maior influência no mundo fashion em 1967 e em 1968. Tempos depois, em 1989, ganhou o prêmio pelo conjunto de sua obra no Conselho de Designers de Moda da América.

O seriado norte-americano Sex and The City ficou conhecido pelo figurino fashionista das personagens e por influenciar milhares de mulheres pelo mundo. La Renta foi o único estilista a ser homenageado em um episódio da série. Em um momento, a protagonista Carrie Bradshaw (Sarah Jessica Parker) usou um vestido do designer para uma apresentação de gala de balé.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade