Publicidade

Estado de Minas TECNOLOGIA

Smartphones estão nas mãos dos jovens, diz pesquisa

O dispositivo eletrônico é usado por grande parte das pessoas de sete a 34 anos. Já para a faixa etária acima de 55 anos, o celular "inteligente" só atrai 4% do público


postado em 20/10/2014 12:37

Será que o uso dos aparelhos smartphones, que misturam a tecnologia celular com grande parte das funções dos computadores, se tornou um hábito entre as pessoas? Ao menos entre os jovens de sete a 34 anos isso é uma verdade. É o que mostra uma pesquisa feita pela empresa Kantar Worldpanel , de análise de mercado. Segundo os dados, os smatphones correspondem a 41% dos aparelhos adquiridos pela chamada geração Y (pessoas com idades entre 19 a 34 anos) e a 37% dos dispositivos comprados pela geração Z (entre sete e 18 anos).

Quando se aumenta a idade do consumidor, o quadro muda. A geração X (entre 35 a 54 anos) representa 19% do mercado que consome os celulares "inteligentes" e os chamados Baby Boomers (com 55 anos ou mais) estão em último lugar, com apenas 4% de aquisição de smartphones.

Celular novo

Só no ano de 2013, o gasto com tablets e celulares aumentou 12%, passando de R$ 684 por ano, em média, para R$ 767. Apesar desse crescimento, 37% das pessoas que não têm smartphones afirmam que não vão adquirir o produto nos próximos 12 meses. Entre os principais motivos estão preço, falta de familiaridade com a tecnologia e planos de dados muito caros.

A geração Z (de sete a 18 anos) é a mais decidida entre os possíveis compradores de smartphones. A pesquisa mostra que 57% desses jovens pretendem adquirir o aparelho nos próximos 12 meses, tendo a  Apple e a Sansumg como marcas preferidas.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade