Publicidade

Estado de Minas COMPORTAMENTO

Idosos se consideram satisfeitos com o padrão de vida

Pesquisa realizada pelo SPC Brasil mostra que 78% dos entrevistados dão nota 8 ao estilo de vida atual


postado em 17/11/2014 10:25

O chamado "Felizômetro", índice criado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) para mensurar o grau de felicidade dos consumidores acima dos 60 anos, mostra que a maioria das pessoas da terceira idade está satisfeita com as atuais condições de vida. De acordo com o levantamento realizado com 632 idosos em todas as capitais brasileiras, 78% dos entrevistados atribuem nota igual ou superior a oito (em 10) na hora de expressar a satisfação com o seu modo de vida atual.

Os resultados indicam que a sensação de felicidade varia entre os gêneros e se torna mais frequente à medida que melhoram a condição social e o nível de educação formal dos entrevistados. Entre as mulheres, essa percepção atinge 81% da amostra, sendo também mais disseminada entre os que têm idade entre 66 a 70 anos (83%), com formação superior (83%) e que pertencem às classes A e B (85%).
De acordo com o estudo, felicidade e saúde são questões inseparáveis: este último fator é o item que possui o maior peso para o índice criado pelo SPC, podendo aumentar as chances de se atingir a felicidade em até 25%.

"É claro que existem muitos idosos brasileiros em situação de vulnerabilidade, enfrentando solidão, problemas de saúde ou dificuldades financeiras. No entanto, a pesquisa desafia o senso comum e a imagem que se faz deles. Com a melhora da expectativa de vida e os avanços da medicina, os idosos de hoje já observam uma significativa evolução na qualidade de vida", diz José Vignoli, educador financeiro do portal Meu Bolso Feliz, vinculado ao SPC Brasil.

Expectativa de vida

Os resultados da pesquisa também mostram que evitar rótulos é um dos fatores mais importantes para sentir-se feliz: o fato de o idoso não se considerar como pertencente à terceira idade pode elevar suas chances de felicidade em até 15%. Outra constatação curiosa do levantamento é que enquanto o IBGE estima em 81,6 anos a expectativa atual de vida da população brasileira com mais de 60 anos, os idosos entrevistados pelo estudo dão a si mesmos uma expectativa maior: 89.

Encarar a vida de forma positiva é uma das características mais marcantes desses consumidores. O estudo revela que a maioria dos entrevistados (62%) acredita ser mais otimista hoje em dia do que no passado e 36% declaram ter ficado mais vaidosos com o passar do tempo.

Desejos

Entre os principais planos e desejos para o futuro, 51% dos consumidores da terceira idade afirmam que pretendem aproveitar a vida junto de seus familiares e amigos. Em segundo lugar aparece a vontade de ajudar os filhos, deixando-os bem financeiramente (29%), enquanto que na terceira posição vem o desejo de viajar e conhecer outros lugares do Brasil (23%).

"Com boa saúde e sentindo-se otimistas, felizes e dispostos, os consumidores da terceira idade parecem estar prontos para aproveitar, de maneira intensa, aquela que pode ser uma das melhores etapas de suas vidas. A pesquisa identificou indivíduos cheios de planos e com vontade de desfrutar mais da companhia de amigos e familiares. Um fato interessante é que os idosos demonstram preocupação em ajudar seus filhos e parentes financeiramente, mas ao mesmo tempo não abrem mão de investir em sua própria qualidade de vida" afirma Marcela Kawauti, economista-chefe do SPC Brasil.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade