Publicidade

Estado de Minas SAúDE

Novembro Azul: exame de próstata é essencial

Campanha lançada pela Sociedade Brasileira de Urologia alerta os homens para a ida ao médico, já que diagnóstico antecipado pode ser crucial para o tratamento


postado em 03/11/2014 13:59

O exame de toque retal é a principal forma de diagnóstico para o câncer de próstata, mas esbarra no preconceito masculino(foto: Robotic Oncology/Reprodução)
O exame de toque retal é a principal forma de diagnóstico para o câncer de próstata, mas esbarra no preconceito masculino (foto: Robotic Oncology/Reprodução)
O câncer de próstata é a doença que mais afeta os homens, perdendo apenas para o de pele não-melanoma. Estatísticas apontam que a cada seis indivíduos, um é portador da doença. Quase 50% dos brasileiros nunca foram ao urologista e, até o fim de 2014, a projeção é que 12 mil morrerão vítimas da doença, em função de sua descoberta já em estágio avançado.

Os dados são do Instituto Lado a Lado pela Vida e da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), e têm o intuito de conscientizar a população masculina sobre a doença e, assim, diminuir sua taxa de mortalidade.

O SBU promove neste mês, a campanha Novembro Azul, uma iniciativa que já faz parte do calendário nacional das campanhas de prevenção contra o câncer. O objetivo é combater a doença e, principalmente, motivar os homens a fazer exames preventivos, que são a forma mais eficiente de diagnóstico, principalmente o de toque retal.

A próstata é uma glândula do aparelho reprodutor masculino que pesa cerca de 20 gramas, de forma e tamanho semelhantes a uma castanha. Ela está localizada abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.

O câncer de próstata é mais incidente que o câncer de mama, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer. A estimativa, entre 2012 e 2013, apontou 60.180 novos casos de câncer de próstata e 52.680 de mama. De acordo com especialistas, o preconceito com o exame de toque retal ainda é forte no Brasil. Apenas 32% dos homens brasileiros declararam já ter feito o exame.

No dia em que se comemora o dia mundial do Combate ao Câncer de Próstata – 17 de novembro –, o Cristo Redentor será iluminado de azul em apoio ao mês da campanha. De acordo com a presidenta do Instituto Lado a Lado pela Vida, Marlene Oliveira, a ideia é orientar a população masculina a cuidar melhor da saúde e procurar o médico com mais frequência. "Os homens são mais resistentes à ideia de ir regularmente ao médico e, por isso, acabam descobrindo a doença em estágio já avançado", destaca.

O público-alvo da campanha Novembro Azul são homens a partir de 40 anos e grupos que participam do processo de prevenção e cuidados, como familiares e parceiros.

(com Agência Brasil)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade