Publicidade

Estado de Minas LEGISLAçãO

Anvisa suspende lote de quatro medicamentos

Além dos remédios, a agência também suspendeu uma suspensão fisiológica, um produto à base de óleo de ovo e outro de guaraná com açaí


postado em 09/12/2014 15:52

A Anvisa suspendeu lotes dos seguintes medicamentos: Oxacilil 500mg, Lidojet 2% S/VAS, LFM-Prednisona 5 mg e Lamivudina 10mg/ml(foto: Pixabay)
A Anvisa suspendeu lotes dos seguintes medicamentos: Oxacilil 500mg, Lidojet 2% S/VAS, LFM-Prednisona 5 mg e Lamivudina 10mg/ml (foto: Pixabay)
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nesta terça-feira (09/12), a suspensão do lote 0601353 do medicamento Oxacilil 500mg (oxacilina sódica), que possui validade até 04/2016. O lote, fabricado pela empresa Novafarma Indústria Farmacêutica Ltda, apresentou fragmentos de vidro dentro da embalagem primária lacrada.

O lote 1408001 do medicamento Lidojet 2% S/VAS (cloridrato de lidocaína), solução injetável, também foi suspenso. A empresa fabricante, União Química Farmacêutica Nacional S.A, comunicou o recolhimento voluntário do lote após ter sido encontrado corpo estranho em frasco-ampola inviolado do lote. O lote já havia sido suspenso no município de São Paulo por determinação da Covisa-SP.

Quatro lotes do medicamento LFM-Prednisona 5 mg, comprimido, foram suspensos. O lote 1307022 apresentou resultado insatisfatório no ensaio de Dissolução de Prednisona. O Laboratório Farmacêutico da Marinha, fabricante dos lotes, comunicou à Anvisa que investigou e constatou que há o mesmo desvio nos lotes 1307021, 1307023 e 1307024.

Foi suspenso o lote 130202 (val.: 09/2015) do medicamento Lamivudina 10mg/ml, solução oral, também fabricado pelo Laboratório Farmacêutico da Marinha. A distribuição é feita pela detentora do registro, Indústria Química do Estado de Goiás S.A. O lote apresentou resultado insatisfatório no ensaio de Descrição de amostra e Aspecto, onde foi observado material estranho, rígido, de cerca de 1 cm de comprimento, suspenso e visível a olho nu, dentro do frasco lacrado do medicamento citado.

Interdição cautelar

Foi interditado cautelarmente, pelo prazo de 90 dias, o lote 1/2 124 do medicamento Solução Fisiológica de Cloreto de Sódio a 0,9%, fabricado por Indústria de Produtos Naturais Deshydrater Ltda. A interdição é por conta do resultado insatisfatório obtido no ensaio de análise de aspecto, por ter sido verificado que 11 frascos apresentavam material estranho em suspensão.

Proibições de alimentos

A Anvisa proibiu ainda a fabricação, distribuição, divulgação, comercialização e uso do produto Guaraná com Açaí em cápsulas, marca Vigor Force. A empresa C.R Vertuan Indústria de Produtos Naturais ME estava fabricando e comercializando o produto sem que o mesmo possuísse registro.

Também foi proibido o produto óleo de ovo (lecitina) em cápsulas, marca Ranyu. O motivo é comprovação da fabricação e comercialização do produto sem registro na agência.

Todas as determinações acima foram publicadas no Diário Oficial da União desta terça.

(com Anvisa)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade