Publicidade

Estado de Minas BEM ESTAR

Crianças devem engatinhar aos nove meses?

Confira uma entrevista com duas especialistas na área de fisioterapia, que falam sobre as fases de desenvolvimento dos bebês e como reconhecer possíveis problemas


postado em 10/12/2014 17:44 / atualizado em 10/12/2014 17:53

"Aos oito meses, a criança deve assumir a postura sentada e, aos nove, deve engatinhar e se puxar para a postura de pé", explicam as fisioterapeutas (foto: Pixabay)
O desenvolvimento motor e de linguagem dos bebês seguem as lógicas esperadas para cada fase da vida, isto é, podem variar de criança para criança, mas existe um tempo máximo para cada situação ocorrer.

Quando os pais notam algum tipo de problema, é preciso conversar imediatamente com o pediatra, pois são sinais a investigar. Confira abaixo uma entrevista sobre o tema com as fisioterapeutas motoras Márcia Regina Vinhaes e Carla Trevisan, do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira.

ENCONTRO – Como se dá o desenvolvimento motor durante a primeira infância?
MÁRCIA VINHAES E CARLA TREVISAN – O desenvolvimento infantil se inicia ainda na vida uterina, com o crescimento físico, a maturação neurológica, a construção de habilidades relacionadas ao comportamento e as esferas cognitiva, afetiva e social. A primeira infância, que abrange a idade entre zero a cinco anos, é a fase em que a criança se encontra mais receptiva aos estímulos vindos do ambiente e o desenvolvimento das habilidades motoras ocorre muito rapidamente. Neste período, principalmente no primeiro ano de vida, os primeiros marcos motores aparecem com o controle de cabeça, o rolar, o arrastar e mais tarde o sentar, o engatinhar e a marcha no final do primeiro ano.

Quais são as principais etapas desse desenvolvimento na criança?
A primeira etapa motora que o bebê deve alcançar é o controle de cabeça até três meses de vida. O rolar deve aparecer por volta dos cinco meses e o sentar sozinho aos seis. Aos oito meses, a criança deve assumir a postura sentada e, aos nove, deve engatinhar e se puxar para a postura de pé. Em torno dos 12 meses, a criança começa a andar livremente. É importante lembrar que essas etapas não devem ser seguidas como regra, pois é normal haver uma variação na idade dos aparecimentos de cada marco motor.

O que os pais podem fazer para estimular o bebê?
Desde o nascimento, os pais podem contribuir para estimular o desenvolvimento motor da criança oferecendo um ambiente rico de estímulos motores e sensoriais, como colocar o bebê livre num tatame, no chão, para que possa se movimentar e até rolar.

Como identificar o atraso no desenvolvimento motor da criança?
É importante que os pais fiquem atentos ao desenvolvimento de seu filho e observem se eles estão demorando muito tempo para atingir as etapas motoras nas idades esperadas. Além disso, outros sinais também são importantes de serem observados, como se a criança é muito "molinha" e não consegue se movimentar, nem segurar a cabeça; ou se tem os braços e pernas muito "durinhos", que também atrapalham os movimentos e as tarefas de higiene. Nestes casos, os pais devem conversar com o pediatra ou outro profissional de saúde que acompanha a criança, para os devidos esclarecimentos e, se necessário, o encaminhamento para uma avaliação fisioterapêutica mais detalhada.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade