Publicidade

Estado de Minas TURISMO

Conhece o imponente monte Roraima?

Um dos cartões postais do Brasil, ele se ergue a mais de 2.700 metros e fica na divisa do nosso país com a Venezuela e a Guiana


postado em 06/01/2015 18:25

O monte Roraima visto pelo lado da Venezuela, se mostra imponente em seus mais de 2.700 metros(foto: Paolo Costa Baldi/Wikimedia/Divulgação)
O monte Roraima visto pelo lado da Venezuela, se mostra imponente em seus mais de 2.700 metros (foto: Paolo Costa Baldi/Wikimedia/Divulgação)
O Monte Roraima, o segundo ponto mais alto do Brasil, com 2.734m de altitude, é um dos lugares mais antigos do planeta.

Além da altura, o local também impressiona pelas formações rochosas de milhões de anos, pela beleza de sua flora diferenciada e pelo afloramento de cristais.Todos esses componentes atraem cada vez mais biólogos, antropólogos, cientistas e turistas que curtem aventuras, trekking e contato com a natureza.

O acesso mais fácil é pelo lado da Venezuela, já que pelo lado brasileiro é necessário escalar uma parede de rocha com cerca de 600 metros de altura.

O ponto de partida é a capital Boa Vista, depois os viajantes seguem até o município de Santa Elena de Uairén, e de lá em veículo 4x4 vão para a aldeia Paraitepui, comunidade indígena que fica dentro do Parque Nacional Canaima. A partir da aldeia é que começa a caminhada ao Monte Roraima.

Para escalar o enorme paredão e sentir o prazer de chegar ao topo, é necessário contar com a ajuda de guias.

Na hora de arrumar a mochila, procure levar roupas leves e confortáveis, máquina fotográfica para registrar o visual deslumbrante, acessórios para expedições (de acordo com o hábito de cada um), alimentos energéticos para as caminhadas e itens adicionais que sejam úteis.

(com Ministério do Turismo)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade