Publicidade

Estado de Minas SAÚDE

Dieta detox melhora a fertilidade feminina?

Pesquisa mostra que o consumo de selênio, presente em alimentos como frutos do mar e castanhas, pode ajudar na produção de óvulos nas mulheres


postado em 20/01/2015 08:53 / atualizado em 20/01/2015 08:56

O selênio presente nos frutos do mar ajuda a desintoxicar o organismo e favorece a fertilidade feminina, ao favorecer a produção de óvulos(foto: Pixabay)
O selênio presente nos frutos do mar ajuda a desintoxicar o organismo e favorece a fertilidade feminina, ao favorecer a produção de óvulos (foto: Pixabay)
Pesquisadores da Universidade de Adelaide, na Austrália, comprovaram pela primeira vez o importante papel do selênio nas primeiras etapas da fertilidade feminina. Antioxidante natural, o selênio é encontrado em alimentos ricos em proteínas, como carne vermelha, frutos do mar e oleaginosas (nozes, castanhas, amêndoas, avelãs etc.), sendo fundamental para o bom funcionamento do organismo – especialmente para aumentar a imunidade e equilibrar a produção de hormônio da tireoide. Mas os estudiosos chamam atenção especial para sua capacidade de desintoxicar o corpo dos agentes químicos mais agressivos.

De acordo com Melanie Ceko, que faz parte da pesquisa da universidade australiana, o selênio desempenha um importante papel no ovário, contribuindo para o desenvolvimento de folículos saudáveis – responsáveis pela produção de óvulos durante toda a vida fértil da mulher. "Já sabíamos da importância do selênio para a fertilidade masculina, mas agora estamos certos de que as mulheres também se beneficiam muito com esse antioxidante poderoso. Por outro lado, essa substância em excesso pode ser tóxica. Como a infertilidade é um problema significativo em nossa sociedade, precisamos de mais pesquisas para compreender exatamente como os níveis de selênio podem ser otimizados no sentido de aumentar as chances de gravidez".

Na opinião de Assumpto Iaconelli Junior, especialista em medicina reprodutiva do Fertility Medical Group, enquanto a ciência estuda o papel de substâncias como o selênio, é importante que as mulheres saibam avaliar se estão se alimentando corretamente ou não. Uma dieta inadequada, repleta de exageros e erros de julgamento em relação a determinados alimentos, pode comprometer a realização do sonho de se tornar mãe. Principalmente quando essa mãe está em tratamento de fertilização assistida.

"Uma condição nutricional adequada é determinante para se alcançar uma função reprodutiva normal. O déficit nutricional representa um importante fator na maioria dos problemas associados à infertilidade. Ainda há poucos estudos relacionando os hábitos alimentares e a composição de massa corporal de mulheres que procuram tratamento especializado, mas já é possível afirmar que seguir uma dieta personalizada, elaborada de acordo com o perfil da paciente, pode aumentar em duas vezes as chances de ter uma gravidez bem-sucedida", diz o médico.

De acordo com o especialista, pacientes que passaram a consumir mais alimentos integrais, frutas e vegetais, abolindo do cardápio tudo o que comprometia o bom funcionamento do organismo e a saúde como um todo, obtiveram sucesso mais rapidamente. " a composição desses alimentos, como os minerais, aminoácidos essenciais e vitaminas antioxidantes que influencia muito positivamente o metabolismo, resultando numa resposta também muito positiva ao tratamento de fertilização".

Mais do que adotar uma 'dieta detox', o médico recomenda evitar o consumo de café, álcool, refrigerante, frituras, carne vermelha, açúcar e sal em excesso. "Qualquer pessoa pode muito bem substituir esses alimentos por algo mais saudável, como aumentar a ingestão de água e de frutas no cardápio. Faz bem para a saúde, aumenta as chances de engravidar e faz muito bem para o bebê também", afirma Iaconelli.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade